MAIS FUTEBOL DE MATOSINHOS

sexta-feira, 24 de abril de 2020

LIGA VAI COMPARTICIPAR EM 40% DO CUSTO DE TESTES À COVID AO LEIXÕES E AOS CLUBES PROFISSIONAIS

Os testes que vão ser realizados aos jogadores e staff do Leixões que engloba 40 a 50 pessoas e aos outros clubes profissionais, a Liga vai ajudar com a comparticipação em 40% do custo total, revelou a Liga aos meios de comunicação.

Cada teste vai ter o custo de 110 euros, o que significa um custo extra para os clubes, que vão pagar 60% do mesmo (65 euros), sendo que a Liga comparticipa com 45 euros.

O Leixões SC SAD tem cerca de 26 jogadores no seu plantel e o staff inclui os dirigentes e equipa técnica.

A operação para o Leixões SC SAD pode vir a custar 3.300 euros, sendo que a Liga ajuda com 2.200 euros dos 5.500 que vai custar para realizar testes individuais e seriológicos a cada jogador e a cada membro do staff do clube.

A partir daí o custo dos testes três dias antes de cada jogo passa a ser de 25 euros por cada teste, com a Liga a comparticipar na mesma em 40% do teste (10 euros) e o Leixões a pagar 15 euros. 

O custo máximo de testes à covid-19 antes de cada jogo é de 1.250 euros, sendo que o Leixões SAD paga 750 euros e a Liga o restante.

As condições a cumprir para todos os clubes passa pelo facto de haver no máximo dois jogadores por meio-campo durante 45 minutos, o treinador tem de estar separado a 10 metros do jogador, cada jogador deve ter uma bola, uma garrafa de água, os jogadores tem de vir equipados de casa, tem de haver gel desinfestante em vários pontos do estádio, os acessos ao relvado devem ser desinfestados de hora a hora.

Deve haver o mínimo possível de staff nos treinos, os jogadores e o staff devem manter-se isolados depois dos treinos, os jogadores não se cruzam durante a entrada ou a saída do treino, controlo diário da temperatura, formulários para avaliação de sintomas diários, não devem haver portas fechadas, devem todos os elementos do staff ter máscaras de proteção.

No dia de jogo deixa de haver uma reunião preparatória, qualquer tipo de sintoma de um familiar de um jogador ou de um staff deve ser comunicado ao clube, a informação de véspera dada aos jogadores sobre horário, campo e circuitos a fazer, Higienização de todo o edifício, dos circuitos externos e instalações de treino, duche tomado lá em casa.

Caso um jogador esteja infetado com COVID-19, este tem de ficar em isolamento profilático durante 14 dias, e o resto do plantel deve continuar a trabalhar e no dia a seguir realiza testes para saber se foi assintomático.

O regresso aos treinos para o Leixões SAD pode ser a 04 de maio.

O organismo está prestes a fechar contrato com um laboratório em exclusivo para garantir um serviço rápido e eficiente a todos os clubes.

O programa de retoma dos treinos e das competições vai ser apresentado a 30 de abril.


Fonte da Foto: DR


Diogo Bernardino

Sem comentários:

Enviar um comentário