MAIS FUTEBOL DE MATOSINHOS

domingo, 9 de fevereiro de 2020

LEIXÕES REGRESSA AOS TRIUNFOS NO CLÁSSICO PISCATÓRIO

Estádio do Mar, em Matosinhos.
II Liga (Jornada 20)
Árbitro: Fábio Melo (AF Porto)
Leixões 1-0 Varzim

Ao intervalo: 0-0
Marcador: André Claro (64)
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Hugo Gomes (76), Lumeka (86), Baba Sow (89), Pedro Ferreira (90) e Leonardo Ruiz (90+3).


Leixões: Stefanovic, Zé Carlos, Pedro Pinto, Bura, Derick Poloni, Amine, Romário Baldé (Pana,76), Luís Silva, Avto (Franco, 90), André Claro (Pedro Monteiro, 90+4) e Harramiz.

Treinador: Manuel Cajuda.


Varzim: Serginho, João Amorim, Hugo Gomes, Luís Pedro, Cerveira, Pedro Ferreira, Soisalo (Frédéric, 73), Rui Moreira (Stanley, 83), Caetano (Baba Sow, 68), Lumeka, Leonardo Ruiz.

Treinador: Paulo Alves.


O Leixões retira um enorme peso das suas costas regressando aos triunfos no clássico frente ao Varzim, em que as estreias de Zé Carlos e Romário Baldé foram fundamentais, como Avto que se apresenta em campo como um reforço de grande peso.

O golo de André Claro aos 65 minutos selou o regresso às vitórias, voltando aos triunfos nove jogos depois, quase três meses depois. Embalado pelos novos processos de Manuel Cajuda a formação matosinhense, Zé Carlos (ex-Leça) e Romário Baldé (ex-Gil Vicente) não acusaram as dificuldades, ambos seguros a defender e a participar nos momentos ofensivos do Leixões.

A formação leixonense apresentava com uma tática diferente de Carlos Pinto com a incorporação do segundo avançado atrás do ponta de lança (4x2x3x1), sendo que André Claro passava sempre a jogar ao lado dos alas neste caso Avto e Romário Baldé.

Outra novidade nos processos de Manuel Cajuda é que Derick Poloni e Avto passam a ser os homens das bolas paradas, quer seja em livres ou em cantos.

A receita produzida nos últimos jogos deu frutos, com os 'bebés do mar' a mostrarem uma enorme evolução em relação às últimas partidas. Tomou conta das iniciativas de jogo, sendo que o Varzim tardou muito tempo a criar lances de perigo nos primeiros 20 minutos do encontro.

Romário e Bura aos dois e cinco minutos de jogo criaram frisson na baliza de Serginho que teve aos 24 minutos a primeira grande intervenção da partida, quando Derick Poloni cruzou para a cabeça de Harramiz que quase fez golo.

O Varzim tinha dificuldades em ultrapassar o bloco consistente e consciente da formação da casa mas aos 25 minutos numa jogada rápida Lumeka tentou um chapéu a Stefanovic que só à segunda conseguiu uma excelente intervenção.

O Leixões com um melhor início, mas o Varzim conseguiu responder com um jogo de parada e resposta, com Rui Moreira (27) e Baldé (33) a terem excelentes oportunidades para apontar.

Aos 42 Leonardo Ruiz consegue ganhar uma bola após uma desatenção da linha defensiva leixonense, com Stefanovic a ficar mal na fotografia e Bura a tirar a bola em cima da linha da baliza.

A estratégia do Leixões no segundo tempo consistia em aproveitar bem os espaços concedidos pela formação do Varzim, pressionando muito alto e a tomar conta do jogo.

O Leixões apostava na mudança de todos os elementos do ataque, com Romário Baldé a jogar como ponta de lança durante 15 minutos da segunda parte e Harramiz no lado direito do ataque. 

Aos 60 minutos Harramiz teve uma excelente incursão pela direita que deu a bola para Avto que deixando um adversário para trás e arrastando a linha defensiva do Varzim, rematou fraco para as mãos de Serginho.

Aos 65 a explosão de alegria, quando Avto, o melhor elemento do Leixões em campo consegue flanquear da direita para o centro que serve Harramiz que dá para André Claro que no coração da área poveira coloca a bola no fundo das redes para delírio das bancadas do Mar. Sétimo golo pelo Leixões, e o sexto no campeonato.

O Varzim tentava responder com mais homens na frente do ataque mas as entradas de Frederic e Stanley não trouxeram muito à formação varzinista.

Aos 80 Harramiz podia ter fechado o encontro, num lance de contra-ataque de Derick Poloni que abriu alas e não pediu licença para um cruzamento para Harramiz que com dificuldades remata com a bola a rasar o poste da baliza varzinista. 

Aos 84 Zé Carlos teve a única oportunidade de golo nos últimos 10 minutos de jogo pois sempre que o Varzim bombeava bolas para a frente, o Leixões liderados pelo central Bura sempre tirava os perigos sem qualquer tipo de dificuldade.

O Leixões é oitavo classificado com 28 pontos e na próxima jornada vai ao terreno do Feirense, no próximo sábado às 17:15.


Fonte das Fotos: Leixões SAD  


Diogo Bernardino

Sem comentários:

Enviar um comentário