MAIS FUTEBOL DE MATOSINHOS

quinta-feira, 30 de março de 2017

BRUNO LAMAS, BOAS EXIBIÇÕES DESPERTAM COBIÇA

Bruno Lamas brasileiro de 22 anos, natural de São José do Rio Preto, tem protagonizado boas exibições com a camisola do Leixões, facto que tem despertado cobiça perante alguns clubes e poderá ser um bom encaixe financeiro para a SAD leixonense no final da época.
A cumprir a 3ª época em Matosinhos, sempre com bom nível, o médio está bem referenciado no mercado internacional, China, Japão, Brasil, para além de ser acompanhado por equipas do continente europeu.
Está época Bruno Lamas já tem 33 aparições coma a camisola leixonense e quatro remates certeiros.

O brasileiro está também nomeado para a categoria de JOGADOR DO ANO pelo Blog Mitchfoot Futebol de Matosinhos 

VITINHA 40 ANOS 15 DOS QUAIS AO SERVIÇO DO FC INFESTA

Vitinha foi a figura do jogo no “Vila FC 1 Infesta 4” ao fazer 2 golaços jogador incrível aos 40 anos ainda mexe e faz mexer . 

Vitinha faz 40 anos no próximo dia 3 de Abril, começou a sua carreira de futebolista no FC Porto em 1987,onde participou durante 5 épocas nos escalões de formação iniciados e Juvenis. Depois passou pelo Bairro de Falcão e fez os juniores no Candal, onde passou a sénior. Jogou no Avintes, Salgueiros onde esteve na 1ª Liga mas acabou por ser emprestado ao Aves e ao Fafe. Por fim esteve no Rio Tinto antes de vir para o Infesta clube onde já está há 15 anos. 

VITINHA já é uma referência do Infesta. Viveu os melhores momentos do Infesta quando o Infesta era um residente na 2ª divisão Nacional.sob a presidência de Manuel Ramos e dos treinadores , Augusto Mata, Manuel António, Zé Manel,depois veio Formoso e agora de Jorginho e de muitos craques ao seu lado nas várias equipas que teve nomeadamente a presente. Vitinha mostra ser um Infestista, um amigo do Clube, um grande profissional e deve saber que os Infestistas gostam dele. 
Foi sempre um jogador polivalente fez os jogos quase sempre completos, especialista na conversão de GP, com o seu pé canhão tornou sempre os seus livres terríveis para o adversário e já somou quase uma centena de golos que deram imensas VITÓRIAS . Em 2004/2005 foi mesmo o melhor marcador da equipa com 13 golos marcados tendo o Infesta conquistado o 3º lugar nesse Campeonato, numa época que o clube atingiu 71 pontos em 38 jornadas. 
Bem haja Vitinha um grande abraço e parabéns pela grande carreira e sucesso e pelas minhas contas no próximo jogo frente ao Leverense faz 460 Jogos com a camisola do Infesta Felicidades

Joaquim Ribeiro Sousa 
Foto Clara Ferreira 

segunda-feira, 27 de março de 2017

LEÇA PROTAGONIZA EXCELENTE REVIRAVOLTA NO MARCADOR

2ª Jornada da Fase de Permanência da Divisão Elite serie 1
Estádio do Leça FC em Leça da Palmeira
Árbitro Tiago Loureiro
LEÇA 2 VALADARES 1
Ao intervalo, 1-1, golos Paulo Campos (3) Paulo Lopes (7) e Pedras (75)

LEÇA FC: Diogo Silva, Noura, André Rocha, Bruno Freitas e Paulo Lopes (Alex 85); Marcos Silva, Jair, Pedras, Areias (David 65), João Castro (Miguel M 85) e Jota (Dani 85). Treinador Domingos Barros.

VALADARES: Armando, Álvaro, Fábio, Carlos Pinto, Banjai (Vital 80), Johny, Bruninho (João Pires 60), Ruizinho (André Sousa 80), Geroge, Daniel (Ricardinho 60) e Paulo Campos. Treinador Jorge Silva.

Sem ter sido um jogo espectacular, valeu pela entrega das duas equipas e pelo futebol atacante exibido no segundo tempo pela turma da casa. Paulo Campos abriu o marcador, Paulo Lopes de Livre, pouco tempo depois empata a partida, para o capitão Pedras marcar no segundo tempo o golo que valeu 3 pontos à turma do Leça
Jogo tem inicio praticamente com o golo visitante, resposta a uma bola rechaçada por Diogo a remate de George, Paulo Campos no sitio certo atirou a contar…O Leça responde com um golaço de Paulo Lopes de livre direto.
As equipas bem encaixadas no plano táctico foram para o intervalo sem alteração no marcador.
No segundo Tempo a turma da casa, entra mais pressionante tendo conseguido um ascendente sobre o forte opositor que viajou de Gaia, fruto disso mesmo, não espantou que os leceiros consumassem a reviravolta pelo inevitável Diogo Pedras, que assistido pelo recém entrado na partida, David, colocou justiça no marcador. Pedras de novo e João Castro, ainda estiveram perto de ampliar a vantagem.
Vitória justa com boa arbitragem…próximo confronto a turma leceira via já até Pedrouços.  

KAKÁ ESTEVE IMPARÁVEL E EMPORROU A EQUIPA PARA A VITÓRIA

2ª Jornada da Fase de Permanência da Divisão Elite serie 1
Parque de Jogos de Gondim – Maia
Árbitro Gustavo Correia
GONDIM-MAIA 0 LAVRENSE 3
Ao intervalo, 0-1, Golos Kaká (37), Tiago Carvalho (64) e Cheta (74)

GONDIM: Hélder, Bruno Duarte, Zé D´Angola, Toste (André Oliveira 46), Pablo (Tiago Ribeiro 60), André Marques (Bastista 83), Velga, Santos, Nuno, Jordan e Pinho. Treinador Noverça.


UD LAVRENSE: Zé Pedro, Abílio, João Magalhães, Palheira (Sousa 85), Ramos, Lusinho, Wendel (Carlitos 80), Zé Campos (Ferreira 85), Tiago Carvalho (Mesquita 85), Cheta (Couto 80)e Kaká. Treinador António Gaiteiro.

A turma de Gaiteiro conta por vitorias os dois jogos já disputados nesta fase, depois de derrotar em casa o Padroense (1-0) seguiu-se uma vitoria fora (0-3) frente a um adversário que está perto de consumar a despromoção.
Kaká, Tiago Carvalho e Cheta, repartiram os golos, mas Kaká foi a figura do jogo, estando nos três golos Lavrenses, marcando o primeiro e assistindo para o segundo e terceiro.
Primeiro tempo foi jogado em toda de equilíbrio, sem grandes lances de perigo, e valeu a inspiração da Kaká aos 37 minutos desequilibrar a contenda a favor dos Lavrenses.
No segundo tudo foi diferente, a equipa da casa foi à procura de amenizar o prejuízo, dando espaço ao conjunto de Gaiteiro que jogou e muito bem nas transições e aí Kaká volta a ser decisivo revelando-se a figura do jogo com mais duas assistências, 1º para Tiago Carvalho e depois para Cheta. O Gondim o melhor que fez perante tamanha superioridade, foi ter enviado uma bola à trave da Baliza de Zé Pedro. 
Próxima jornada o Lavrense recebe no seu reduto o aflito Serzedo 

BURA OUTRA VEZ EM DESTAQUE

Em final vermelho, o defesa central (Matosinhense) Bura (Miguel Granja), foi herói em Viseu (Estádio do Fontelo) no jogo em atraso da 33 ª jornada da Ledman Ligapro.

O defesa matosinhense esteve em todo o lado e deu uma enorme ajuda ao jovem guarda-redes dos viriatos, e ainda teve tempo para ajudar no meio campo e empurrar a equipa visiense para vitória. AC. VISEU 2 STA CLARA 1 num jogo arbitrado por Miguel Libória de Lisboa que terminou com 5 expulsões. 

domingo, 26 de março de 2017

GDAN COM GRANDE CORAÇÃO NÃO PERMITE FUGA DO SÃO FÉLIX


GDAN trava festa do S. Félix da Marinha 
Jornada nº 23, do campeonato da 2ª divisão serie 1 da AFPorto. 
Complexo desportivo S. Félix da Marinha-Gaia

S. Félix da Marinha, 2º classificado, GD Aldeia Nova, 3º classificado, separados por 2 pontos, ingredientes mais que justiçáveis para um bom jogo de futebol que até começou bem com o Presidente do S. Félix a ceder parte da bancada coberta aos apoiantes da GDAN, pelo facto de estar a chover e haver crianças no meio da referida “Claque” que geralmente é constituída pelos familiares dos atletas, um ato de desportivismo e louvável. 

 Bastou 5 minutos para o caldo se entornar, Ema inaugura o marcador para o GDAN e naturalmente houve uma explosão de alegria e manifestação de contentamento por parte da claque do GDAN, para espanto geral e por ordem de 2 diretores do S. Félix foi pedida a presença da GNR para que fossem retiradas da bancada o pessoal do GDAN, motivo é que tinham cedido os lugares mas que não poderia haver manifestação nem alaridos na bancada, por momentos julguei que estava num recinto errado, num cinema, Igreja ou coisa parecida e não num campo de futebol. 
O bom senso das forças de segurança prevaleceu e o pessoal afeto ao GDAN manteve-se no lugar abrigado na bancada. 
É de lamentar a continuidade provocadora por parte dos 2 diretores e de sua insistência para a retirada do pessoal da Aldeia Nova da bancada, quando a sua conduta deveria ser o contrário, é que a grande maioria do pessoal do S. Félix não se sentia incomodado e estavam borrifando para o assunto. 

Quanto ao jogo, pode se dizer que o GDAN entrou em campo não com o equipamento desportivo mas sim com fato de trabalho, sabendo que não poderia perder e jogando em casa de um adversário fortíssimo, a única arma possível de sucesso seria UNIÃO e SACRIFICIO COLECTIVO e isso sim foi demonstrado e conseguido. 
Ema aos 5 minutos inaugura o marcador, contudo mal os festejos tinha terminado o S. Félix na marcação de uma grande penalidade empata o jogo. 
Caso do jogo aconteceu ao minuto 20 com uma entrada há Kung Fu por parte do guarda-redes do S. Félix (desnecessária) sobre o avançado GDAN Zé Paulo, resulta na expulsão do mesmo. 
A jogar com 10 elementos e em contra ataque, na marcação de um livre o S. Félix faz o 2 a 1 e sai para o intervalo como vencedor. 
Ao minuto 25, o momento infeliz do jogo com Pedro Rosas a sair lesionado e ter que ser transportado para o hospital. (Aguarda-se boas noticias). 

2ª parte começou com um GDAN a jogar dentro do meio campo adversário e a mostrar que o resultado não interessava para os seus objetivos e nem era o pretendido, apoiado por uma claque entusiasmada que sempre acreditou e puxou pela equipa, viu o seu momento de Explosão de alegria quando Simão empata o jogo. 
Até a final da partida viu-se um GDAN a procura do golo da vitória e um S. Félix a defender e a utilizar excessivamente o anti jogo, justificação para os 10 minutos de compensação dada pelo árbitro. 
Um empate que soube a muito pouco ao GD Aldeia Nova, uma equipa e uma claque que DIGNIFICARAM o emblema que representam, TODOS FORAM ENORMES E UNIDOS. 

Arbitragem; Arbitro principal a fazer uma arbitragem aceitável mas mal auxiliado pelos fiscais de linha. 
Golos do GDAN; Ema e Simão T
reinador GDAN: João Rosas 
GDAN; Guilherme – Alex – Sérgio - Braga – Gonçalo – Quintas - Alessandro – P. Rosas – D. Rosas – Ema - Zé Paulo Supl; Vitor – Yan – Simão – Simeão – Chico - Xincas – J. Paulo

Manuel Sá 

RESULTADOS E PONTO DA SITUAÇÃO

PROVAS DA A F PORTO 
Resultados
LEÇA 2 VALADARES 1
GONDIM 0 LAVRENSE 3
PERAFITA 1 NUN´ÁLVARES 1
ALFENENSE 1 LEÇA DO BALIO 0
ÁGUAS SANTAS 2 CUSTÓIAS 0
OS LUSITANOS 1 ARCOZELO 2
SÃO FÉLIX 2 ALDEIA NOVA 2
SENHORA HORA 2 S CRUZ 0

 APÓS ESTA JORNADA CONCLUÍDA
As ilações a tirar são as seguintes:

Leça e Lavrense vão dando continuidade ao bom trabalho produzido durante a 1ª fase e vão vencendo os seus adversários na fase de manutenção. Padroense que folgou esta tarde, continua focado na fugida a uma eventual descida, mantendo-se no lugar do paly off de manutenção/despromoção 

O Infesta que goleou o Vila FC em casa deste está bem posicionado para discutir a subida direta , sendo que tem ainda outra hipótese, ou seja os lugares de play off de subida à Elite. O Perafita que empatou com um golo de Tiago Loureiro em casa frente a outro candidato, está tranquilamente instalado não descurando a eventual subida através do play off. Leça do Balio ao perder esta tarde em Alfena por uma bola zero continua na luta desesperada para fugir da zona de despromoção 

 Custóias ao perder com dois golos sem resposta em Águas Santas hipotecou as hipóteses de subida à Honra, os Lusitanos que perderam esta tarde no seu reduto frente ao Arcozelo, está na iminência de baixar à 2º divisão, só um milagre pode salvar a turma de Santa Cruz do Bispo . 

Aldeia Nova que empatou a dois golos no terreno do São Félix da Marinha, e mantem o foco n a passagem à fase seguinte que lhe poderá dar direito a subir à 1ª Divisão, o Senhora da Hora venceu em casa o SP da Cruz e aproximou-se do vizinho de Perafita mas está longe dos lugares de acesso a fase seguinte

segunda-feira, 20 de março de 2017

RESULTADOS E PRÓXIMA JORNADA


Resultados
LEIXÕES 1 SPORTING B 2
LAVRENSE 1 PADROENSE 0
AVINTES 2 INFESTA 2
LEÇA DO BALIO 1 ATAENSE 1
D SANDINENSES 1 PERAFITA 1
CUSTÓIAS 2 OS LUSITANOS 0
ALDEIA NOVA 9 ESCOLA 115 0
S PEDRO FINS 3 SENHORA DA HORA 1

Próxima jornada
34 ª Jornada da Ledman Ligapro
AC VISEU X LEIXÕES
Divisão d´Elite serie 1 jornada 2 fase de Manutenção
LEÇA X VALADARES
GONDIM X LAVRENSE
PADROENSE (Folga)
Divisão de Honra Jornada 24
ALFENENSE X LEÇA DO BALIO
PERAFITA X NUN´ÁLVARES
VILA FC X INFESTA

1ª Divisão Serie 1 Jornada 23
OS LUSITANOS X ARCOZELO
ÁGUAS SANTAS X CUSTÓIAS

2ª Divisão Serie 1 Jornada 23
S. FÉLIX DA MARINHA X GD ALDEIA NOVA
SENHORA DA HORA X SPORTING CRUZ

Balanço: As equipas de Matosinhos, à entrada da recta final das competições, estão de uma forma global entre as variadas situações (subida, manutenção, descida)
Leixões, Leça do Balio e Lusitanos de Santa Cruz, encontram-se de uma forma pouco confortável para atingir a manutenção, correndo sérios riscos de despromoção.
Padroense FC está instalado num lugar preocupante (play off de manutenção).
Confortavelmente instalados encontra-se Leça, Lavrense, Custóias, Perafita e Senhora da Hora, sendo que os senhorenses estão fora do objectivo que passava pela promoção.
Perafita e Custóias, ainda sonham com a promoção direta ou através do play off de acesso.

Aldeia Nova, FC Infesta, podem e devem manter a chama bem viva, pois tem tudo para continuar focados na tão almejada promoção.  

PERAFITA COM DEZ CEDE NO CAIR DO PANO


Divisão de Honra A F Porto Jornada 23
Estádio dos Dragões Sandinenses – Sandim – Gaia
Árbitro: Miguel Fonseca
Cartão vermelho a Fradinho (40)
D. SANDINENSES 1 FC PERAFITA 0
Ao intervalo, 0-0 Golos Carlitos (84)

D SANDINENSES: Xavier, Preto (Rafa 60), Rui Sousa, Dani, Gomes (Quinzinho 76), Estrela, João, Martins, Hélder (Henrique 76), Carlitos e Rúben. Treinador Ricardo Jorge

FC PERAFITA: B. Monteiro, Pelé (Nogueira 85), Fradinho, Morgado, Rui Barros, Queimado (Ivo 35) Marco Fafiães, Barbosa, Fábio Loureiro, Gabi (João 20), Chico (Zuca 82). Treinador Paulo Gentil.

Jogo entre duas equipas separadas apenas por um ponto, bem posicionadas na tabela classificativa.
Previa-se um jogo de grau de dificuldade elevado para os perafitenses, que mais elevado se tornou a partir do minuto 40 altura da expulsão do centra perafitense, Miguel Fradinho.
Numa primeira parte bem disputada com oportunidades repartidas, pertenço mesmo a mais flagrantes a turma de Paulo Gentil.
No segundo tempo e reduzido a dez a turma de Matosinhos encurtou espaços, reduzindo a distancia entre linhas com o intuito de conseguir pelo menos não perder o jogo. Mas a 4 minutos do fim, Carlitos não o permitiu, acabando com a resistência perafitense dando os três pontos à sua equipa.

Próxima jornada o conjunto de Matosinhos, recebe no seu reduto outro candidato à subida (Nun`Álvares)

Foto D. Sandinenses 

domingo, 19 de março de 2017

DURO CASTIGO E IMERECIDO PARA O LEIXÕES


33.ª Jornada da Ledman Ligapro
Estádio do Mar, em Matosinhos.
Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto).
Leixões 1 Sporting B 2
Ao intervalo: 0-0. Golos Rafael Barbosa,(59) Bruno Lamas, (81).Jovane,(84).

 Leixões: Ricardo Moura, André Teixeira, Silvério, Bruno China, Lucas, Salvador (Tino, 61), Abalo, Fati (Miguel Ângelo, 74), Fatai, Ludovic (Bruno Lamas, 46) e Porcelis. Treinador: Daniel Kenedy. 

Sporting B: Pedro Silva, André Geraldes, Kiki, Ivanildo Fernandes, Ricardo Esgaio, Bubacar, Delgado (Jovane, 78), Aouacheria (Edu, 87), Ryan Gauld, Rafael Barbosa e Leonardo Ruiz (Ronaldo, 70). Treinador: Luís Martins.

 Rafael Barbosa inaugurou o marcador perto da hora de jogo, respondendo Bruno Lamas ao minuto 81, antes de, na cobrança de um livre direto, Jovane dar a vitória aos leões. O Leixões que nos últimos três jogos não foi além de empates, perdeu em casa o que torna as coisas da manutenção mais difici de conseguir.
 Jogando de pé para pé, os leões quase chegaram ao golo ao minuto 10, quando Ryan Gauld, após uma assistência de Leonardo Ruiz, rematou por duas vezes para outras tantas defesas de Ricardo Moura. Com um futebol por vezes trapalhão, nem por isso o Leixões deixou de criar perigo, tendo Ludovic (19') surgido na área a assistir Fatai para uma emenda para o ar. Numa fase de maior pressão, a equipa da Matosinhos ficou outra vez perto de marcar, num lance em que Fatai (32') da esquerda colocou a bola em Bruno China, que assistiu para a emenda de Silvério, novamente sobre a barra.
 O Sporting B adiantou-se no marcador contra a corrente do jogo, ao minuto 59, com Rafael Barbosa a 'encher o pé' na área, correspondendo a um cruzamento da direita de Ruiz. A reação do Leixões produziu efeitos ao minuto 81, quando Bruno Lamas aproveitou um ressalto e rematou de pé esquerdo, fazendo a bola entrar no ângulo superior direito da baliza de Pedro Silva.A resposta surgiu num livre direto de Jovane (84'), a cerca de 30 metros da baliza, sem hipóteses para Ricardo Moura. 

Foto Marco Fragateiro

 Lusa

LAVRENSE VENCE DÉRBI DE MATOSINHOS COM JUSTIÇA


Jornada 1 Divisão D´Elite serie 1 fase de Manutenção/Despromoção
Complexo Desportivo de Lavra
Árbitro Rui Fangueiro
LAVRENSE 1 PADROENSE 0
Ao intervalo 0-0 Golo Ramos (77`)

LAVRENSE: Zé Pedro, Ramos, Palheira, João Magalhães e Abílio; Ruizinho, Wendel e Zé Campos; Tiago Carvalho (Carlitos 71) , Cheta (Couto 80) e Kaká. Treinador António Gaiteiro

PADROENSE: João Matos, João Pinto, Fábio, Meneses e Taipa; Ivan, Medeiros , Mesquita, Pedro Oliveira, Lutchindo (Alex 75)  e Cacheira (Ricardo 75`). Treinador Prof.  João Costa

Bonita tarde de sol mas com muito vento à mistura, o que dificultou ambas as equipas na apresentação de futebol mais bem jogado. No entanto foi um dérbi muito disputado em que o fair play foi a nota dominante.
No primeiro tempo o equilíbrio foi patente, onde destacamos aos  6 e 7 minutos dois remates muito perigosos do conjunto Lavrense, 1º Tiago Carvalho e 2º Zé Campos. À passagem do quarto de hora, Medeiros faz tudo bem, só que em boa posição tira mal as medidas à baliza de Zé Pedro e bola sai por cima. Aos 18 minutos Cheta cai na área, na sequência de uma lance imprudente dos defensores do Padrão, mas Rui Fangueiro árbitro do encontro bem colocado nada assinala. Jogo de parada e resposta sem grandes lances de perigo e o intervalo chegou.

No segundo tempo e com o vento a favor, a equipa da casa tem uma entrada bem superior ao conjunto visitante. 50 minutos a equipa do Padroense pede grande penalidade, num lance quanto a nós furtuito (bola ressalta para a mão de Cheta depois de cortada por Palheira). 57 minutos Meneses faz falta dentro da área de rigor sobre Tiago Carvalho mas o árbitro transforma em livre fora da área que Zé Campos cobrou magistralmente mas João Matos responde com a defesa da tarde. Aos 63 Kaká isolado pelo pontapé de Zé Pedro a favor do vento atira fraco ao lado. Praticamente na resposta Mesquita quase faz golo, mas encontra bem posicionado Zé Pedro. 70 minutos em joga de insistência Cacheira fica perto do golo. Aos 77 minutos e despois da insistência no ataque do conjunto Lavrense Ramos em posição duvidosa e na sequencia de um pontapé de canto recebe a assistencia de Palheira e de cabeça faz o único golo da partida. Até ao fim a equipa do Padroense tentou o pressing sobre a defensiva Lavrense, mas esbarrou na defensiva da turma da casa que em contra ataque também ia ameaçando.

Resultado justo com uma arbitragem com alguns erros de apreciação. 

sábado, 18 de março de 2017

GDAN “ESMAGA “ ESCOLA FUTEBOL 115


GDAN dá goleada de 9 a 0 a AEF 115
Jornada nº 22, do campeonato da 2ª divisão serie 1 da AFPorto. Complexo desportivo do GD Aldeia Nova-Perafita
Num dia magnifico para a pratica de futebol a equipa do GDAN apresentou-se em campo com um único objetivo, conquistar 3 pontos. O fator casa e diferença classificativa eram argumentos  mais que suficiente para que a equipa da casa fosse classificada como favorita do jogo. Salvaguardando erros do passado o GDAN entrou forte e não dando qualquer hipótese ao seu adversário cedo começou a construir o que seria a goleada da tarde. O resultado final de 9 a 0 não deixa qualquer dúvida e espelha bem a diferença futebolística entre as duas equipas, um GDAN ainda com uma palavra a dizer quanto á luta pelo apuramento para a subida de divisão e a AEF 115, uma equipa que sempre procurou praticar o seu futebol com enorme fair-Play, aliás uma característica do seu treinador mister Freitas.
Golos do GDAN;  Chico (2) – Zé Paulo (2) – Simeão (2) - Ema – Sérgio - Joca
Treinador GDAN: João Rosas
GDAN; Vítor – Alex – Sérgio - Braga – Gonçalo – Chico - Alessandro – P. Rosas – D. Rosas – Ema - Zé Paulo

Supl; Guilherme – Quintas – Yan – Simão – Simeão – Joca  - Filipe

Manuel Sá 

PRÉMIOS MITCHFOOT 2017 CONHEÇA TODOS OS NOMEADOS

À semelhança do vem acontecendo desde há 6 anos consecutivos a esta parte, este ano não foge à regra. O Blogue Mitchfoot Futebol de Matosinhos (BMFM) vai dar início à eleição para as diversas categorias do futebol sénior de Matosinhos no dia 1 De Abril  e vai decorrer até ao dia 30 de Abril 2017

Prémios 2016/2017
Vão a eleição pelos seguidores do BMFM


MELHOR JOGADOR
João Rodrigues, André Ribeiro e Mário Campo Grande FC Infesta
Diogo Pedras Leça FC
Bruno Lamas, André Teixeira Leixões SC
Pedro Gomes Leça do Balio
Marcos Medeiros Padroense FC
Tiago Carvalho, Zé Campos UD Lavrense
João Branco SC Senhora da Hora
Marco Fafiães FCPerafita


MELHOR GUARDA-REDES
Miguel Ângelo FC Infesta
João Matos Padroense FC
Bruno Monteiro FC Perafita
Diogo Silva Leça FC 
Tiago Moniz Custóias FC


JOGADOR REVELAÇÃO
David Custóias FC
Queimado, Chico FC Perafita
João Lucas Leixões SC
Fabinho OS Lusitanos
Diogo Sousa FC Infesta


JOGADOR MATOSINHENSE
Miguel Granja (Bura) AC Viseu
Hugo Moedas, Vítor Andrade Pedrouços AC
Ricardo Rocha Sport Comércio Salgueiros
Ricardo Pinto SC Esmoriz
Luis Silva Belenenses/Cova da Piedade
Hélder Sousa CD Trofense
Pedras Maia Lidador
Humberto Silva, Viana FC Avintes

Serão atribuídos automaticamente pelo responsável do BMFM os prémios:
GALARDÃO DE HONRA AO MÉRITO DESPORTIVO
Augusto Mata (Treinador de futebol)
PERSONALIDADE DO ANO
Joaquim Ventura (presidente da ACCM)
TREINADOR DO ANO
EQUIPA DO ANO
FIM DE CARREIRA 

segunda-feira, 13 de março de 2017

BALANÇO QUANDO ENTRAMOS NA FASE DECISIVA.


Quando já cumpridos três terços dos diversos campeonatos da AF Porto em que estão inseridos os clubes de Matosinhos, o balanço é mais ou menos positivo verificando-se o posicionamento dentro de todas as  situações e objectivos.

Divisão D´Elite, Leça FC, UD Lavrense e Padroense FC, não conseguiram atingir a fase de promoção, partindo agora para um campeonato (fase de permanência/despromoção 10 jogos) com a metade dos pontos alcançados na primeira fase. Sendo que partem com uma almofada de pontos que lhe permitem encarar esta fase com bastante optimismo.

Quando caminhamos para entrar nas decisões, da Divisão de Honra (faltam 8 jogos para o final) Infesta, Perafita mantem-se na luta pela promoção à Elite.
 Os azuis e brancos de São Mamede, tem pautado o seu campeonato pela consistência de resultados e com exibições a condizer, é uma equipa com bastante equilíbrio entre os seus sectores como provam os números alcançados até à 22 ª Jornada (35 marcados e 19 golos sofridos, sendo o 2º melhor ataque da prova, só superado pelo Ermesinde e a 3ª melhor defesa) 10 vitórias e 9 empates e apenas 3 derrotas. Jorginho o técnico tem mostrado capacidade de liderança e conseguiu incutir no seio do grupo uma cultura de vitória que deixa a antever e apesar da forte concorrência que a divisão d´Elite pode ser o próximo passo.
Os azuis e branco de Perafita, que depois de um inicio ameio gás, talvez por ter sentido um forte abalo, ao desperdiçar duas chances de repescagem para ficar na divisão maior da AF Porto, tem semana a semana tem vindo a subir os níveis de confiança, e degrau a degrau tem subido ligares na tabela classificativa. Encontrando-se no 7º posto a apenas três pontos do lugar de acesso ao play.off de promoção.
Ao contrário da turma de Perafita, o D Leça do Balio, tem vindo a descer até ao ponto de ocupar um lugar bastante perigoso no que à despromoção diz respeito, os baliense que são estreantes na prova,  já mudaram de comando técnico, prometeram bastante no inicio, mas tem vindo a cair principalmente quando passaram a jogar em casa emprestada por motivos de colocação de novo piso sintético no complexo desportivo de Leça do Balio.

Na 1ª Divisão e quando já realizadas 21 jornadas, Custóias e os Lusitanos de Santa Cruz lutam por objectivos diferentes. 
A equipa do Custóias que chegou a ser uma cliente habitual do pódio, tem vindo nos últimos jogos a perder algum fulgor, e vê cada vez mais difícil voltar a ocupar os lugares que lhe permitam ascender à Divisão de Honra (9 pontos separam os custóienses do 2º cl. Balasar)
Em Santa Cruz do Bispo, mora a preocupação, a equipa que já mudou de comando técnico por duas vezes, não consegue encontrar o caminho da tranquilidade e está posicionada no cauda da tabela tendo atras de si só a equipa do Torrão, 5 pontos separam os aurinegros do Perosinho, clube gaiense que ocupa o ultimo lugar de permanência.


Na 2ª divisão Serie 1 GD Aldeia Nova e SC Senhora da Hora, tem vindo a fazer um campeonato nivelado por cima, alternando constantemente a posição nos lugares cimeiros (objectivo fase de promoção) Os Perafitenses mais confortáveis estão apenas a 2 pontos do 2º cl. São Feliz da Marinha, os senhorenses complicaram as contas (6 pontos separam o SCSH do objectivo) no passado domingo, ao ceder 3 pontos em casa frente ao Gervide uma equipa sem grande ambições nesta divisão. Quando Faltam 5 jogos para terminar a 1ª fase, ambos os clubes matosinhenses mantem as legitimas as suas aspirações.

PERAFITA CEDE EM CASA MAS CONTINUA FOCADO


Divisão de Honra Jornada 22
Estádio do Perafita – Matosinhos
Árbitro, Rui Fangueiro
Cartão Vermelho Zé Augusto (90+7)
PERAFITA 0 AVINTES 1
Ao intervalo, 0-0, golo Jonas (90+6)

FC PERAFITA: Bruno Monteiro, Pelé, Zé Augusto, Fradinho, Morgado Queimado (Ivo Miguel 90+4), Marco e Gabi, Barbosa (João Paulo 74), Chico e Tiago Loureiro. Treinador Paulo Gentil

AVINTES: Humberto, Bruno, Paulo Freixo, Viana, Serginho (Hugo Figueiredo 72) Vitinha, Avelino (Jonas 72), Djaló, Oliveira, Renato e Gomes. Treinador Paulo Alexandre.

A equipa do FC Perafita, que teve um inicio da competição algo frouxa, a denotar algum desanimo afectada talvez por não ter aproveitado as sucessivas hipóteses para se manter na Elite, tem vindo  a fazer um recuperação simplesmente notável, fruto das exibições bastantes consistentes, dando clara evidencia que a equipa está viva assumindo-se uma das candidatas à subida de divisão, seja ela directamente ou através do play.off

No encontro deste Domingo, a nota mais dominante foi o equilíbrio patenteado. Tanto a turma de Paulo Gentil, como a orientada por Paulo Alexandre, criaram chances para marcar. O jogo que nem sempre bem jogado, fruto talvez pelo forte vento que se fez sentir, Tanto poderia ditar um vencedor para um lado como para o outro, sendo que o brinde saiu para aos forasteiros no período de descontos Com o golo apontado por Jonas ao cair do pano, e tirando partido da derrota do Ermesinde em Gaia, o Avintes assume a liderança da prova.  

domingo, 12 de março de 2017

COM ARBITRAGEM POLÉMICA LEIXÕES CEDE EMPATE NO MAR



31.ª jornada da Ledman Ligapro 
Estádio do Mar 
Árbitro Nuno Almeida (AF Algarve) 
Cartão vermelho a Quim por acumulação (81) 
LEIXÕES 1 DESPORTIVO DAS AVES 1 
Ao intervalo, 0-1 Golos Erivaldo (9) Porcellis (83 gp) 

 Leixões: Ricardo Moura, André Teixeira, Silvério, Wellington (Miguel Ângelo, 52), Lucas, Abalo, Bruno Lamas (Leonel Enguene, 74), Bruno China, Fatai (Tino, 52), Fati e Porcelis. Treinador: Daniel Kenedy. 

Desportivo das Aves: Quim, João Amorim, Tiago Valente, Romaric, Nélson Pedroso, Luís Alberto, Tarcísio (Bruno Alves, 80), Erivaldo (Zé Tiago, 60), Pedró, Guedes e Femi (Marco Pinto, 83). Treinador: José Mota. 

 Erivaldo colocou os visitantes a vencer, aos 9 minutos, respondendo Porcelis, na segunda parte, aos 84', de penálti, do qual resultou a expulsão de Quim, que deixou o Aves com dez jogadores em campo. 
 A equipa da Vila das Aves, cedo se colocou a vencer, chegando ao golo na sequência de um pontapé de canto que fez a bola chegar ao segundo poste, de onde Luís Alberto assistiu Erivaldo para o 1-0, lance muito consentido pela defesa leixonense, Welington encostado a Ricrado Moura coloca o avançado avense em posição regular. Assentando o seu jogo ofensivo na velocidade de Femi, a equipa visitante perturbava o Leixões sempre que este tentava a resposta e, também por isso, apenas ao minuto 20 Quim foi incomodado. Na cobrança de um livre direto, Bruno Lamas obrigou o guarda-redes avense a defesa apertada para fora, com Quim a ter de voltar a aplicar-se no minuto seguinte, quando Abalo tentou a sorte de fora da área. 

Há cinco jogos sem vencer, mas, em caso de vitória, com a possibilidade de sair da zona de despromoção, o Leixões surgiu mais ousado na segunda parte mercê da alterações proferias por Daniel Kenedy, que diga-se “ meteu a carne toda no assador. Aos 59 minutos, Porcelis viu o empate ser anulado por alegada mão na bola, após um livre de Bruno Lamas, e a polémica aumentou quando, aos 75 minutos, na pequena área, Quim agarrou uma bola atrasada com o pé por Nélson Pedroso, sem que o árbitro assinalasse algo. Aos 81 minutos, Quim derrubou Tino na área, viu o segundo cartão amarelo e acabou expulso. Na conversão do penálti, Porcelis fez o empate, resultado que mantém o Leixões no 21.º e penúltimo lugar da classificação. 

 Arbitragem foi a pior equipa sobre o relvado do Mar “casos “com prejuízo claro para a turma de Matosinhos, inclusive o tempo dado de descontos (3) foi escasso para o tempo que se perdeu, sobretudo na expulsão do guarda redes avense. No golo anulado a Porcellis por mão na bola (?) o brasileiro no final do jogo incrédulo disse "não estou em fora de jogo" quando o que foi marcado foi mão na bola ( não aconteceu) a ser verdade ficaria aqui um amarelo por mostrar, mas o juiz que acompanhou o ataque leixonense no segundo tempo, só teve a preocupação de anular um golo (limpo) à turma de Matosinhos

GDAN 3 GONDIM MAIA B 1 PERAFITENSES CONTINUAM FOCADOS

GDAN continua na luta.
Jornada nº 21, do campeonato da 2ª divisão serie 1 da AFPorto. Complexo desportivo do GD Aldeia Nova-Perafita
GD Aldeia Nova e Gondim Maia entraram em campo com um inimigo em comum, o VENTO, um de dia sol mas com nortada característica da zona.
O jogo até começou bem para o Gondim-Maia que tinha o jogo equilibrado e que a meio da 1ª parte inaugurou o marcador, contudo passados poucos minutos viu um seu jogador a ser expulso, o que seria o retrocesso de um bom começo. Como seria de esperar o GDAN aproveitando o facto de estar a jogar contra 10 e tirando partido do fator casa começou a empurrar o seu adversário para o seu meio campo e o perigo praticamente só rondava a baliza do Gondim-Maia, que consegui-o resistir até o intervalo na condição de vencedor.
A 2ª parte seria a continuação dos minutos finais da 1ª, GDAN a pressionar e o Gondim-Maia a defender até que surgiu o momento do jogo e a revirar volta do mesmo Ema dispara do meio da rua e faz um golo de magnifico, seria o começo da derrocada defensiva do Gondim, Zé Paulo, artilheiro principal do GADN ao fazer o 2 a 1 retira qualquer esperança ao GM e Quintas mata o jogo e restabelece o resultado final em 3 a 1.
Um jogo em que a vitória do GDAN não deixa quaisquer dúvidas.
Aproveito para desejar rápidas melhoras ao GR do Gondim-Maia, que em choque casual saiu lesionado do recinto de jogo e saúdo o regresso do capitão do GDAN “Braga” após longa paragem por lesão.
Golos do GDAN;  Ema, Zé Paulo e Quintas 
Treinador GDAN: João Rosas
GDAN; Guilherme – Berna – Sérgio - Braga – Xincas – Quintas - Alessandro – P. Rosas – D. Rosas – Ema - Zé Paulo
Supl;  Vítor – Alex – Yan – Simão – Simeão – Joca  - Chico


Manuel Sá 

segunda-feira, 6 de março de 2017

BIS DE PORCELLIS SÓ DEU EMPATE


Jornada 30 da Ledman Liga pro
Estádio Cidade de Barcelos 
Árbitro - Tiago Martins (Lisboa)
Cartão vermelho ao treinador Álvaro Magalhães (59).
GIL VICENTE 2 LEIXÕES 2
Ao intervalo, 2-1. Golos: Porcellis (8 e 82) Paulinho (23) Alphonse (33)

GIL VICENTE: Júlio, Sandro, Yan Victor, Luiz Eduardo, Henrique, Reko, Alphonse /Dybal 73), Aguinaldo (Pedro Marques 14), Paulinho, Avto (Touré 76) e Hugo Firmino. Treinador Álvaro Magalhães.
LEIXÕES: Assis, André Ferreira, Welington, Silvério e Lucas; Salvador, Abalo (Tino 67), Miguel Ângelo (Bruno Lamas 46), Porcellis, Fatai (Cadú 88) Fati. Treinador Daniel Kenedy.

A equipa de Matosinhos, empatou a dois um jogo em que poderia e deveria vencer tal foi a sua superioridade no segundo tempo.
Sedentos de pontos, os Matosinhense começar melhor e chegaram ao golo (e que golo) do ponta de lança brasileiro, Porcellis. A vantagem matosinhense durou pouco, pois ainda perto da meia hora de jogo, já os gilistas tinham dado a volta ao marcador, primeiro por Paulinho e depois por Alphonse.
No segundo tempo e já com Bruno Lamas em campo, a equipa orientada por Daniel Kenedy foi mais audaz e com futebol muito ofensivo encostando praticamente os gilistas às cordas, justificando o empate e bem que poderia e merecia trazer os três pontos.

Conferência de imprensa
Álvaro Magalhães: Estivemos muito bem no primeiro tempo, e poderíamos fazer o terceiro golo. Estamos no bom caminho!

Daniel Kenedy: O resultado está longe de ser justo. A única equipa que jogou para ganhar fomos nós, a equipa que conseguiu mais ocasiões para marcar fomos nós. Aliás o segundo golo do Gil parece-me procedido de falta. Tudo fizemos para alcançar os três pontos, acabamos o jogo com três pontas de lança.  

EMPATE QUE SERVIU PRETENSÕES MAIATAS

Jornada 26 da Divisão d´Elite AF Porto
Complexo Desportivo Municipal de Lavra
Árbitro João Lamares.
UD LAVRENSE 0 MAIA LIDADOR 0

UDL: Zé Pedro, Ramos, João Magalhães, Ferreira e Abilio; Ruizinho, Wendel e Zé Campos, Tiago Carvalho, Kaká e Carlitos (Mesquita 72). Treinador António Gaiteiro

MAIA LIDADOR: Rui Costa, Vasco Nogueira, Ricardo Correia, Lico, Dinando (Leandro 90+2), Romário (Marmelo 90+2) Mateus (Sérgio Pereira 90+2) Pedras (João Almeida 12), Pedro Rocha, Hugo Teixeira e Jorge (Diogo Preto 66). Treinador Pedro Ferreira.

A equipa Lavrense cedeu um empate em casa frente ao Maia Lidador que com este empate garantiu a presença na fase de subida.

Num encontro em que a turma de Matosinhos, fez mais por merecer os três pontos, tendo Kaká e Tiago Carvalho desperdiçado soberanas oportunidades para marcar. A equipa de António Gaiteiro lutou sempre pelos três pontos ao contrário da equipa de Pedro Ferreira, que montou a equipa com uma boa organização defensiva a pensar no ponto que lhe levaria à disputa na fase de subida, pois em caso de igualdade pontual levava vantagem no confronto direto com a equipa do Valadares. O Lavrense vai disputar a faze de manutenção/despromoção vendo a sua pontuação obtida nesta fase reduzida para metade dos pontos, ou seja dos 34 pontos alcançados o Lavrense parte com 17 pontos, num modelo que beneficia claramente quem menos pontos conseguiu na primeira fase deste controverso campeonato da divisão maior da A F Porto.

sábado, 4 de março de 2017

GDAN GOLEIA À MODA ANTIGA


MARCHAL GOMES DA COSTA 2 GD ALDEIA NOVA 6
Goleada á moda antiga
Jornada nº 20, do campeonato da 2ª divisão serie 1 da AFPorto. Campo do Srª da Hora, casa emprestada ao Marechal Gomes da Costa.
Se o favoritismo do jogo MGC x GDAN recaia no visitante, o mesmo não dececionou os seus apoiantes e simpatizantes praticando uma boa e segura exibição, bastou 10 minutos para começar o que acabaria em goleada á moda antiga.
Com uma entrada forte, com um futebol atrativo e bem delineado o GD Aldeia Nova entrou e tomou conta das rédeas do jogo não dando qualquer hipótese de reação ao seu adversário. Com os sector defensiva a controlar o jogo, o meio campo a servirem bem a linha avançada, que contou com uma tarde inspirada de Zé Paulo que em 45 minutos faz um Hat-trick  o GDAN chega ao intervalo a vencer por 4 bolas a 1. Com a postura exibicional das duas equipas, verificado na 1ª parte, pode-se dizer que a 2ª parte do jogo iria decorrer com uma questão, o numero de golos relativa ao resultado final, é que seria a grande incógnita.
Resultado final 6 para o GDAN, 2 para o MGC, resultado sem qualquer duvida de justiça pelo bom futebol praticado pelos vencedores. Uma palavra para o MGC que nunca abdicou da luta e jogando sempre o seu futebol com enorme Fair-play.

Golos do GDAN  Zé Paulo (3), Quintas (1), Ema (1) Alessandro (1)
Treinador GDAN: João Rosas
GDAN; Guilherme – Berna – J. Paulo – Quintas– Gonçalo – Alessandro – J. Rosas -  D: Rosas – Ema - Zé Paulo – Simeão

Supl;  Vítor – Alex – Xincas – Sérgio – Simão – Ian – Joca

Manuel Sá 

sexta-feira, 3 de março de 2017

JORGE TEIXEIRA DEIXA O COMANDO DA EQUIPA SENIOR DO SANTA CRUZ


Jorge Teixeira já não é treinador de Os Lusitanos FC Santa Cruz, 12 jogos = a 12 pontos não convenceram os dirigentes auri/negros Recordo que Jorge Teixeira entrou à 7ª jornada (derrota em casa por uma bola zero frente ao Custóias) substituindo Albino Guerra e saiu à 19ª jornada também com uma derrota (2-5) frente ao líder Pedroso, num jogo em que a equipa de Santa Cruz, terminou reduzida a 8 elementos. 
A pedido dos dirigentes, Jorge Teixeira ainda aceitou estar sentado no banco dos suplentes frente ao Canelas 2010 (derrota 5-2), num jogo em que a equipa de Santa Cruz teve de recorrer ao adjunto (Rui Dias) para se equipar como jogador 
 Acompanham a saída do treinador o adjunto e treinador de guarda-redes Alex. No entretanto a direcção do clube de Santa Cruz do Bispo, já encontrou o substituto e a escolha recaiu em Filipe Borges. Em breve mais detalhes...