36.ª jornada da II Liga
Estádio do Mar, em Matosinhos
Árbitro: Artur Soares Dias (Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Roberto Sousa (52), Leonço (59) e Zé Pedro (73).
Leixões 4 Oliveirense 1
Ao intervalo: 0-0.golos: Leonço, (58) Mendes,( 62) Yero,( 64 g p) Enoh, (87) Novais, (90+4).
LEIXÕES: Ricardo Moura, Gonçalo Graça, Alabi, Zé Pedro, João Pedro, Bruno Lamas (Hugo Monteiro, 80), Orlando, Roberto Sousa (Novais, 70), Mendes (Chiquinho, 90), Leonço e Enoh. Treinador: Horácio Gonçalves.
OLIVEIRENSE: João Pinho, Carela, Ângelo, Sérgio, Mário Mendonça, Bru (Rafa, 81), Zé Pedro Freitas, Renan (Pedro Moreira, 65), Rui Lima, Yero e Carlitos (Ivan Santos, 51).Treinador: Artur Marques.
Pela primeira vez quatro golos num só jogo, todos na segunda parte, resultam em 4-1 à Oliveirense.Tiago Leonço, Mendes, Enoh e João Novais assinaram a goleada, respondida apenas com golo de penálti discutível. Quatro são também os pontos que faltam para atingir a fasquia dos 50. A permanência está praticamente assegurada.
Numa primeira parte com oportunidades para ambos os lados, a equipa forasteira foi a primeira a criar perigo, por Rui Lima (12 minutos) e Zé Pedro Freitas (18). Do outro lado, o conjunto de Horácio Gonçalves respondeu com um cabeceamento por cima de Alabi, na sequência de um canto (30 minutos), e com um grande remate de Leonço, de fora de área, que foi travado por uma defesa vistosa de João Pinho (36).
No segundo tempo, a equipa da casa entrou com a corda toda, e já depois de Bruno Lamas ter atirado a rasar o poste (49), Leonço respondeu da melhor forma a um cruzamento de Gonçalo Graça da direita, fazendo o primeiro do encontro.
Quatro minutos depois, Mendes arrancou um remate de belo efeito à entrada da área, e faz a o segundo. A Oliveirense reduziu, por Yero, na sequência de uma grande penalidade que suscitou muitos protestos por parte dos leixonenses, mas, até ao final, só o Leixões voltaria a marcar. Aos 87 minutos, Enoh aproveitou uma perda de bola de Sérgio em zona proibida para fazer o terceiro e, já em tempo de compensação, Novais desferiu um grande remate do meio da rua que ditou o 4-1 final.
Conferência de imprensa
Horácio Gonçalves:
“A equipa vem em crescendo e a confiança começa a apoderar-se dos jogadores. Tivemos dificuldades na primeira parte, mas depois fizemos uma segunda parte de gala. O resultado não deixa dúvida e os jogadores estão de parabéns. Temos agora 15 dias para recuperar e preparar a reta final do campeonato. Acredito que nos falte apenas uma vitória para atingirmos os objetivos”
Foto: Duarte Rodrigues