MAIS FUTEBOL DE MATOSINHOS

sábado, 25 de setembro de 2021

GOLEADA ABRE CAMINHO PARA A PRÓXIMA ELIMINATÓRIA DA TAÇA

Estádio Municipal de Pombal, em Leiria

2.ª eliminatória da Taça de Portugal

Árbitro: Ricardo Martins (AF Braga)

SC Pombal 0-4 Leça


Ao intervalo: 0-1

Marcadores: Diogo Ramalho (21); Nuno Barbosa (47 e 59) e Jorge Monteiro (79).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Pedro Marques (25); Nani (40); Luís Neves (51)


SC Pombal: Lionel; Paganini; Duarte; Paulito (Tomás Rosa, 55); Daniel Alves; Gonçalo Fidalgo; Tião (Tiago Ferreira, 67); Pedro Marques (Vítor Duarte, 67); Vasco; João Silva (Alexi, 71) e Guilherme (Airton, 55)

Treinador: Ricardo Pateiro


Leça: Gustavo Galil; Joel Mateus; Rui Bruno; Kiki Ballack; Paulo Lopes; Henrique; Luís Neves (Rosado, 61); Diogo Ramalho (Gustavo Teixeira, 75); Nani (Jorge Monteiro, 68); Miguel Lopes e Nuno Barbosa (Calderón, 68)

Treinador: Luís Pinto


O Leça com uma exibição convincente e dominadora abriu caminho para a próxima eliminatória da Taça de Portugal, num jogo que espelhou a qualidade leceira.

Luís Pinto fez quatro alterações em relação ao último jogo: Galil, Paulo Lopes, Kiki Ballack e Nani nos lugares de João Pinho, Materazzi, Milhazes e Calderón.

O SC Pombal entra melhor na partida, mais atento e concentrado não deixando o Leça atacar com perigo, mas a partir dos cinco minutos a história ia ditar um destino diferente.

O Leça começou a demonstrar os seus atributos, a experiência em provas como a prova rainha do futebol português e com linhas bem posicionadas, começou a ter mais posse de bola e a levar o Pombal a ter que recuar as linhas.

O domínio traduziu-se num primeiro remate de grande perigo por Nuno Barbosa aos 14 minutos que remata à trave. 

O Pombal queria jogar de igual para igual, não deixando se intimidar pela qualidade de jogo do Leça.

A formação matosinhense com uma boa circulação de bola, não deixava o Pombal conseguir criar muita pressão no portador da bola, tanto que aos 21 minutos chega o primeiro do Leça.

O guarda-redes Lionel que defendera, efetua um mau passe e a partir de um pontapé de canto, numa segunda bola Ramalho faz uma chapelada ao guardião dos pombalenses e inaugura o marcador.

A formação de Leiria estava mais compacta e sai em transição rápida, mas a primeira linha do Leça, ofensivamente estava logo em cima do guarda-redes, não permitindo a Lionel sair a jogar como pretendia.

O Pombal na sua melhor fase do encontro teria uma grande oportunidade para empatar aos 41 minutos quando Pedro Marques arranja espaço para rematar, mas Gustavo com uma excelente intervenção nega o golo.

O SC Pombal não baixava os braços, tentava de tudo, mas perdia facilmente bolas e sempre que o Leça atacava, criava sempre dificuldades.

Nuno Barbosa continua a destacar-se como um jogador que não demora muito tempo a pensar no remate, como foram os casos aos 39 e 42.

No segundo tempo o Leça começa logo a todo o gás, onde após uma desatenção do lado esquerdo, aos 47 Joel Mateus com um cruzamento açucarado, coloca a bola em Nuno Barbosa que só teve de encostar para o fundo das redes.

O Leça ia terminar com as dúvidas que ainda haviam no jogo quando aos 59 num contra-ataque mortífero, má abordagem do guarda-redes da equipa anfitriã e Nuno Barbosa encarregou-se de colocar a 'redondinha' no fundo das redes.

Destaque para as estreias de Diogo Rosado ex-Benfica, Sporting e Blackburn Rovers e Jorge Monteiro ex-Gondomar, que realizaram os primeiros minutos com a camisola leceira.

O Pombal tinha muitas dificuldades em conseguir chegar ao último terço e só aos 71 Alexi teve uma oportunidade para reduzir, mas a bola saiu ao lado.

Apesar da vantagem o Leça não parava de tentar chegar ao quarto golo, como foi aos 73 quando Ramalho com uma bela jogada, Caldéron à segunda a rematar para fora.

A qualidade de jogo do Leça não baixava e Jorge Monteiro aos 79 aumenta a vantagem.

O Pombal nunca mais se encontrou com o jogo, depois do golo madrugador na segunda parte e foi Lionel que negou o quinto ao cair do pano.

Na segunda parte, o Pombal não fez cócegas, perante um Leça muito superior que com a sua experiência e com mais jogos realizados que o adversário, segue em frente na festa da Taça.

O Leça volta a jogar no próximo domingo, às 15:00 com o AD Castro Daire para o campeonato.

Em relação à Taça o Leça conhece o seu adversário na quarta-feira à tarde.


Fonte da Foto: SC Pombal


Diogo Bernardino