O coordenador da academia do Aldeia Nova, António Luís, explicou que "a bandeira da ética representa para nós valores pessoais éticos e sociais", em declarações às redes sociais.
"Pretendemos formar no aspeto desportivo mas que tenham respeito por eles e pelos outros, que saibam estar no Aldeia Nova e na sua vida pessoal", afirmou.
"Nós já defendíamos a verdade desportiva, a cooperação entre todos para lutarmos pelos objetivos, imparciais no desempenho coletivo e individual, determinados, tolerantes, lutar pelo nosso projeto. Os valores da Bandeira da ética já os fazíamos", referiu.
António Luís salienta que o que dá prazer nestas ações "é ver a alegria dos jovens quando entram no complexo desportivo".
"Para nós isso é uma vitória. Nós sentíamos falta de ver a alegria no rosto estampado dos nossos atletas. A felicidade dos nossos atletas está acima de tudo. Ganhar a todo o custo não é para nós", disse.
A Bandeira da Ética "consiste na certificação e promoção dos valores éticos no desporto" e podem "requerer a certificação de projetos, iniciativas, departamentos, ou da própria entidade no seu conjunto de atividades, devendo a informação prestada ser coincidente com o âmbito da certificação pretendida".
A certificação da Bandeira da Ética tem a validade de dois anos.
O Aldeia Nova é o terceiro clube em Matosinhos com esta bandeira, depois do Leixões e do Padroense.
Fonte da Foto: DR
Diogo Bernardino