MAIS FUTEBOL DE MATOSINHOS

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

SE NÃO FOSSEM OS ERROS DE ARBITRAGEM OUTRO GALO CANTARIA

Estádio Cidade de Coimbra 
 1ª Jornada da II Liga (Ledmanpro) 
Árbitro: João Bento (AF Santarém). 
Ação disciplinar: Cartão amarelo para João Pedro (25), Barnes Osei (28), Derick Poloni (28), Rui Silva (31), Braga (60), Yuri Matias (61) e Bura (67). 
Académica – Leixões, 3-2. Ao intervalo: 1-1.Marcadores: André Claro, (13 g p).Harramiz, (34. e 57) Chaby, 54. Dias, 87. 

ACADÉMICA: Tiago Pereira, Mike, Yuri Matias, Zé Castro, Mauro Cerqueira, Dias, Leandro Silva (Marcos Gomes, 64), Ki (Hugo Almeida, 73), Barnes Osei, Chaby (Djoussé, 82) e André Claro. Treinador: César Peixoto. 

LEIXÕES: Ivo, Rui Silva, Bura, João Pedro, Derick Poloni, Amine, Luís Silva, Braga (Alan Júnior, 77), João Graça (Enoh, 46), Harramiz e João Rodrigues (Zé Paulo, 65).Treinador: Carlos Pinto. 

Resultado penalizador para a turma leixonense, que sempre andou atrás do prejuízo na partida. Entrada muito má na partida pelos homens do Mar, com a Académica a justificar, à passagem do minuto 15 a vantagem que surgiu numa grande penalidade, muito discutível por suposta falta sobre Chaby. Na conversão, André Claro não desperdiçou. A briosa estava melhor, e pouco depois, por muito pouco, não ampliou o marcador, não fosse a bola sair à barra da baliza de Ivo. Primeira meia hora com um critério muito apertado do árbitro da partida, com a amostragem de cartões a praticamente toda a defesa leixonense, condicionando o resto da partida. Aos 34 minutos, bola à entrada da área, com Braga a aproveitar um ressalto e com um passe magistral a isolar Harramiz, que se encontrava em posição duvidosa, com o avançado leixonense a não perdoar e a rematar certeiro para o fundo das redes. 
Melhorou, e muito, o Leixões com o golo. Os índices de confiança subiram, e permitiram à turma leixonense acabar a primeira parte por cima. 

Na segunda parte, face à alteração registada ao intervalo com a entrada de Enoh, o Leixões entrou muito forte mas acabou, na primeira vez que a Académica foi à baliza, por sofrer. Jogada de insistência pela esquerda, com Chaby a aproveitar o centro para finalizar. Resposta de pronto da turma leixonense, contra-ataque rápido pela direita, Enoh a levar bem a bola e a cruzar para Harramiz rematar para o empate. Minuto 60, Braga é derrubado por Tiago na área academista, mas o árbitro interpretou como simulação. Na jogada a seguir, entrada muito dura de um jogador da Académica, sem bola e por trás, a ver apenas o cartão amarelo. Três minutos depois, bola longa, com o guarda-redes academista a sair fora da área e a tocar com a mão na bola, quando Harramiz se isolava, mas nada foi assinalado, ficando ainda o cartão vermelho por mostrar. São muitos lances com claro prejuízo para a turma do Mar. O jogo estava aberto, podia ter caído para qualquer um dos lados. A turma leixonense arriscou tudo, acabou a jogar com quatro avançados, mostrando que queria ganhar o jogo, mas acabou por ser infeliz e sofrer mais um golo. Pontaoé de canto, primeiro desvio de cabeça com Dias a aparecer sozinho, em posição irregular, a encostar para o fundo das redes, já perto do apito final. Resultado injusto, pois, apesar de muito apagados na primeira meia hora, o Leixões foi melhor, conseguiu sempre reagir mas acabou derrotado 
Próximo compromisso é já no domingo dia 18 no Estádio do Mar frente ao Nacional da Madeira 

Nota: Erros de arbitragem, levam a SAD Leixonense a emitir um comunicado 

 COMUNICADO

 O Leixões Sport Club – Futebol, SAD vem por este meio exprimir a insatisfação pelos acontecimentos ocorridos, esta manhã, na primeira jornada da LigaPro, frente à Académica, em Coimbra. Dentro e fora das quatro linhas. 

Sem colocar em causa o profissionalismo e seriedade da equipa de arbitragem, mostrámos o nosso desagrado pela forma como fomos prejudicados no jogo desta manhã. Fazemo-lo para bem do futebol português, pois acreditamos plenamente nas entidades que o regem. Neste sentido, iremos pedir ao Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol uma reunião com caráter de urgência. 

Aproveitamos, também, para lamentar a forma como os nossos adeptos, sem que nada o justificasse, sofreram bastonadas da polícia. Somos um dos clubes nacionais que mais adeptos tem nos jogos fora de casa e o que aconteceu hoje, em Coimbra, foi lamentável. Neste sentido, foi aberta uma ocorrência, com o delegado da Liga, por, lamentavelmente, no relatório das forças de segurança nada constar. O Leixões orgulha-se muito dos adeptos que tem e irá defendê-los sempre. São a alma do nosso clube. 

De enaltecer a excelente exibição da nossa equipa que, mais uma vez, demonstrou que levará o nosso emblema ao lugar que merece, a Liga NOS.

Foto Duarte Rodrigues