2.ª Liga, 19.ª jornada
Estádio do Mar, em Matosinhos
Árbitro: António Nobre (AF Leiria).
Leixões - Famalicão, 1-0.
Ao intervalo: 0-0. Luís Silva, 90+2 minutos.
Leixões: André Ferreira, Jorge Silva, Jaime, Ricardo Alves, Derick, Stephen, Luís Silva, Breitner (Sancidino, 77), Belima (Okitokandjo, 85), Evandro Brandão (Bruno Lamas, 33) e Kukula. Treinador: João Henriques
Famalicão: Gabriel, Dani, Ângelo, João Faria, Jorge Miguel, Vítor Lima, Hocko, Willian (Mendes, 66), Feliz (Fred, 87), Rui Costa e Diogo Cunha (Joel, 63). Treinador: Eduardo Mendez (Dito).
Um golo de Luís Silva nos descontos permitiu este sábado ao Leixões vencer o Famalicão por 1-0, permitindo aos matosinhenses subirem ao terceiro lugar da 2.ª Liga, em jogo da 19.ª jornada da prova.
O golo que ditou a vitória surgiu nos descontos (90+2'), num lance em que, após a cobrança de um livre para a área, Okitokandjo fez o primeiro desvio para a finalização do médio. Sem vencer há cinco jornadas, a equipa de João Henriques aproveitou o facto de o Famalicão ter sido quase inofensivo no ataque para, nos derradeiros instantes, derrotar um adversário direto no topo da tabela classificativa.
O Leixões dominou toda a primeira parte, numa superioridade para que muito contribuiu a contenção do adversário, que permitiu que apenas por uma vez os locais criassem perigo, por Luís Silva. Na resposta a um corte da defesa famalicense, o médio (8 minutos) 'encheu o pé' de fora da área, fazendo a bola passar muito perto da barra. Tanta contenção dos visitantes teve repercussões no futebol ofensivo da equipa, que somou duas derrotas por 3-0 nas últimas duas partidas na prova, com o guarda-redes contrário a tocar na bola pela primeira vez aos 30 minutos, num pontapé de baliza.
A segunda parte reproduziu o que havia sucedido até ao intervalo, com os locais sempre por cima, mas com a defesa do Famalicão a chegar para as 'encomendas', até que Luís Silva resolveu tudo nos descontos.