MAIS FUTEBOL DE MATOSINHOS

domingo, 28 de setembro de 2014

LEIXÕES FORA DA TAÇA LOGO À PRIMEIRA

2ª ELIMINATÓRIA DA TAÇA DE PORTUGAL 
Estádio do estádio do Santa Eulália, em Vizela.
Árbitro: Rui Costa (Porto). 
Santa Eulália - Leixões, 2-1. Ao intervalo: 1-1. Marcadores: 1-0, André Cunha, 21 minutos. 1-1, Alemão, 40'. 2-1, Carlitos, 77'. 

Santa Eulália: Espinha, Tiago Monteiro, Basílio, Elvis, Armando, Élio, Rúben Moreira (Fujaco, 80'), André Cunha, Nélson, Hélder (Carlitos, 72') e Marquinho (João Leite, 85'). Treinador: João Pedro. 

Leixões: Ricardo Moura, Gonçalo Graça (Miguel Ângelo, 88'), Orlando, Pedro Pinto, João Viana, Chiquinho (Cadinha, 71'), Moedas, Novais, Preciado (Mendes, 62'), Pedras e Alemão.Treinador: Horácio Gonçalves. 

Ação Disciplinar: cartão Amarelo para Gonçalo Graça (18'), Rúben Moreira (36'), Basílio (58'), Tiago Monteiro (68' e 81'), Cadinha (79'), João Viana (90'+1), André Cunha (90'+4). Cartão Vermelho por acumulação de amarelos para Tiago Monteiro (81').

 Não é fácil jogar num campo de relva sintética quando os jogadores estão habituados ao relvado natural mesmo que tenha havido 3 treinos de adaptação ao tipo de relvado durante a preparação do encontro para a 2.ª eliminatória da Taça de Portugal. A jogar em casa, o Santa Eulália (que ainda não venceu no Campeonato Nacional de Seniores) bateu-se bem contra o Leixões que já tem história nesta prova (foi finalista vencido em 2001/02 e vencedor em 1960/61). E a equipada casa, beneficiando de conhecer e saber jogar no sintético, adiantou-se no marcador à passagem dos 21’ através de um remate de André Cunha após um alívio da defensiva leixonense. 
Leixões que já tinha visto o estreante Ricardo Moura com uma grande intervenção aos 14’ de forma a evitar o golo dos da casa. A perder, o Leixões SC foi atrás do golo e Pedras, de cabeça, e Chiquinho tiveram a oportunidade de empatar. 
Não conseguiram mas, ainda antes do intervalo, Alemão colocou o resultado empatado a 1-1. 
 Se os primeiros minutos da partida pertenceram à equipa da casa, os minutos iniciais da segunda metade foram da formação orientada por Horácio Gonçalves que teve a oportunidade de se colocar em vantagem. Isso não aconteceu e o Leixões viu-se novamente em desvantagem depois de, aos 77, Carlitos, recém-entrado, ter aproveitado um contra-ataque para colocar a equipa de Vizela em vantagem.

BALIENSES ENTRAM A VENCER

 
1º Divisão Associação Futebol do Porto, jornada 1. 
Jogo Realizado no Complexo Desportivo de Leça do Balio, em Matosinhos. 
Arbitro: Ana Afonso. 

LEÇA DO BALIO: Miguel Mota, Carlitos (Cap.), Hélder, Pedro Cardigos e Soares; Carlos Diogo, João Machado, Filipe Barata, Álvaro, Shev e Hugo. Jogaram ainda: Ivo, Edú e Cardoso. Treinador: Mário Heitor. 
Marcador: Ivo (69´) 

O Desportivo Leça do Balio realizou a sua estreia no campeonato da 1º Divisão da Associação de Futebol do Porto frente ao Pedroso, perante os seus adeptos e simpatizantes, com uma vitória muito suada por um zero. A equipa comandada por Mário Heitor entrou no jogo com muita vontade de vencer e praticar o seu bom futebol, mas durante a primeira parte nem sempre conseguir impor os seus processos de jogo bem definidos por culpa do Pedroso. A formação que viajou de Gaia, com uma grande disponibilidade física e com uma pressão alta sobre a equipa Baliense, com o objectivo de não deixar jogar, conseguiu impor grandes dificuldades à equipa aurinegra. A equipa de Matosinhos mesmo perante as naturais dificuldades impostas pelo adversário, muito unida, solidária e com jogadores de muita qualidade, conseguiu criar várias situações evidentes para abrir o activo, valendo o guarda redes adversário e a falta de inspiração dos homens mais avançados. A melhor oportunidade de golo do Pedroso no primeiro tempo ocorreu através de um livre directo, mas Miguel Mota estava atento e fez a defesa da tarde. Chegou o intervalo com o nulo no marcador numa primeira parte muita intensa de ambos os conjuntos. 

No segundo tempo, o técnico Mário Heitor descontente com o nulo verificado, mexeu no onze inicial fazendo entrar Ivo para o lugar de Shev que esteve em bom plano e mudou a estratégia da equipa, o que viria a dar frutos no desempenho da equipa Baliense. O Leça do Balio tomou conta do jogo completamente, encostando o Pedroso no seu último reduto conseguindo criar várias oportunidades de golo. Foi o que aconteceu aos 69 minutos quando dois homens lançados por Mário Heitor no segundo tempo fabricaram o golo Baliense. Edú que entrou a substituir o veterano João Machado que esteve em bom nível, assistiu Ivo que com uma finalização soberba fez o golo que permitiu aos Balienses somar os três pontos. O Pedroso lutou sempre muito mesmo estando a perder, mostrando ter bons argumentos para fazer um bom campeonato, encontrando no contra ataque a única forma de chegar ao último reduto Baliense mas sempre sem êxito. O Leça do Balio alcançou assim os primeiros três pontos da temporada justamente num jogo muito complicado, com grande mérito para o técnico Mário Heitor que com as alterações táticas efectuadas ao intervalo descobriu o caminho para o êxito. Na próxima jornada o Desportivo Leça do Balio, desloca-se ao Olival para defrontar a formação do Crestuma.

DEDO DA ARBITRAGEM NA DERROTA SENHORENSE


1ª Divisão AF Porto 1ª jornada
 Estádio do Canela - Gaia

 SC Senhora da Hora: Pinto, Fabinho, Manu, Ramalho e Bruno Pereira. Rochinha, Joel, Serrão, Marcos, Cesário e Joca. Treinador Nuno Gonçalves 

Uma derrota difícil de digerir, os senhorenses entraram um pouco receosos e sofreram um golo relativamente cedo, mas pouco a pouco foram equilibrando o jogo e mesmo antes do intervalo já mereciam o empate, que só não aconteceu com a defesa da tarde a ser feita pelo guarda redes do Canelas a remate de Joca, 

 Na segunda parte o Canelas foi encostado literalmente pelo Senhora da Hora ao seu meio campo e o empate surgiu naturalmente e pela forma que estavam a jogar era de esperar mais o 1 x 2 Até chegar o minuto 80`, aí se alterou tudo, penalty mais 2 expulsões e livre mal assinalado que resultou no desfecho final Boa postura dos senhorenses com excelente 2ª parte