MAIS FUTEBOL DE MATOSINHOS

terça-feira, 5 de agosto de 2014

CUSTÓIAS TEM BEM DELINEADO O PROJETO DE FORMAÇÃO


 Custóias Futebol Clube apresenta projecto de formação

 Agosto, por norma é o mês do início da pré época para a maioria dos clubes de Matosinhos, um mês de captações, decisões e definições das equipas, não fugindo á regra, o Custóias FC, já trabalha a nível do planeamento da sua formação. 
Mister Pedro Teques, coordenador e responsável pelo departamento dos juniores e juvenis do Custóias FC teve a bondade de partilhar alguns pormenores do seu programa relativa à época que se avizinha; “O recentemente criado Departamento de Formação do Custóias Futebol Clube constitui uma alternativa credível para a formação educativa, desportiva e social de crianças e jovens da comunidade envolvente, através do desenvolvimento de um modelo pedagógico proporcionado por pessoas qualificadas e altamente capazes. 
A visão da Formação do Clube baseia-se numa abordagem do “jogador como um todo”, reconhecendo que o desenvolvimento técnico e táctico devem estar de mãos dadas com as competências emocionais, psicológicas e sociais. 
A formação desportiva do Custóias Futebol Clube prevê o ensino do futebol baseado nas características fundamentais do jogo, promovendo momentaneamente as competências físicas e psicológicas. 

Em resumo, o seu Processo de Formação foca quatro áreas principais: (1) Ensino do Jogo – relacionado com as habilidades técnicas e tácticas em função do jogo de futebol. (2) Competências Cognitivas – relativo às competências de tomada de decisão e concentração, desenvolvendo estratégias especificas ao treino. (3) Competências Emocionais – relacionado com o controlo emocional, não somente no contexto desportivo, baseado na promoção da motivação e do comportamento autónomo. (4) Competências Sociais – relativo à cooperação e ao trabalho em equipa, respeito pelas regras, e respeito pelo outro. 
 O Projecto Formativo tem a sua sustentação nas competências dos recursos humanos. Para isso, inclui a presença de técnicos com curso superior, desde todos os seus treinadores (Vasco Pitrez e Pedro Maia – Sub-19; Sérgio Pinto, André Teixeira, e Daniel Fernandes – Sub-17; Filipe Baptista – Treino dos GR) até ao departamento clínico na área da saúde física (Luís Silva – enfermagem, Maria Costa – fisioterapia, e Sérgio Lima – nutrição) e saúde mental (Andreia Pereira – psicologia). 

A Formação num clube como o Custóias Futebol Clube deve ser muito mais do que o resultado ao domingo de manhã. É a sua convicção que um clube como o Custóias F.C. deve oferecer condições ideais para os jovens atletas se desenvolverem enquanto jogadores de futebol, mas fundamentalmente como indivíduos. 
A abordagem profissional num clube amador permitirá o ambiente ideal para apoiar os jovens a enfrentarem os desafios futuros que terão que inevitavelmente confrontar na sua vida adulta com confiança.” 

Manuel Sá