MAIS FUTEBOL DE MATOSINHOS

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

CADINHA LEIXÕES (Estamos a superar as expectativas)

Cadinha, jogador do Leixões Sport Club, não esconde o orgulho pelo facto de nos mantermos em três frentes, mas, em declarações ao www.leixoessc.pt, o n.º 10 Leixonense coloca água na fervura quanto a sonhos exagerados e frisa que é o trabalho e a humildade que têm permitido superar as expectativas. "Esta equipa é muito jovem e a obrigação que temos é de dignificar o emblema do Leixões em todos os jogos. Penso que isso tem sido conseguido na plenitude", sublinha o médio. Quanto à deslocação a Tondela, frente a um candidato assumido, Cadinha classifica-a como "muito complicada", embora afirme que o objectivo Leixonenses passe, "como sempre", pela conquista dos três pontos.

 LSC – Imaginava que o Leixões entraria em 2014 em prova nas três competições com que iniciou a época?

 Cadinha – Na verdade, ninguém diria que isso iria acontecer. Em Julho, quando começámos a temporada, todos olhavam para nós com um certo desdém, mas o facto é que com muito trabalho e humildade temos conseguido superar as expectativas. É com grande orgulho que nos mantemos nas três provas e quem gosta do Leixões só tem é de estar satisfeito.  
LSC – Até onde podemos ir? 

C – Na Taça da Liga vamos desfrutar da possibilidade de defrontar três equipas de Primeira Liga. Não estamos obrigados a nada, mas vamos dar o nosso máximo. Na Taça de Portugal, vamos defrontar o Estoril, uma grande equipa também de Primeira Liga que até nas competições europeias está, e também vamos fazer tudo para continuar em prova. Quanto ao campeonato, é bom realçar que estamos dentro dos nossos objectivos. Podíamos estar um pouco mais acima na classificação mas não estamos longe do topo, o que, para quem não tem responsabilidades de lutar pela subida, é muito bom. Há quem tenha muito mais responsabilidade e esteja atrás de nós. Antes de tudo há que retirar pressão de cima da equipa. Estarmos a disputar três provas significa que estamos a render acima do que é esperado, a obter resultados que ninguém previa. Mas esta equipa é muito jovem, tem vários jogadores que são profissionais pela primeira vez, e a única obrigação que tem é de dignificar o emblema do Leixões sempre que entra em campo. Penso que isso está a ser cumprido na plenitude. 

 LSC – Em termos individuais, a época está a correr-lhe bem. Já leva três golos marcados. Tem alguma meta definida nesse aspecto? 

C – Nunca fui um jogador de fazer muitos golos, embora faça sempre alguns. Mas quantos mais fizer, melhor. Nunca traço objectivos individuais, não corro atrás de recordes. Prefiro sempre olhar para o colectivo, porque a equipa tem de estar sempre acima do individual. 

 LSC – Domingo vamos a Tondela. O que espera deste jogo? 

C – Vai ser um jogo muito complicado. Vamos defrontar um candidato assumido que está muito bem posicionado. Mas nós vamos lá para tentar trazer os três pontos, que é sempre o objectivo com que entramos em campo. Depois de termos empatado em casa com o Académico de Viseu queremos regressar às vitórias no campeonato. 

 LSC – Depois da vitória na Covilhã, os adeptos têm as expectativas em alta… 

C – É natural que os adeptos só pensem em vitórias. Eles querem sempre ver a equipa do coração a ganhar. Só que têm de ter a noção de que isso nem sempre é possível. Mas eles têm sido formidáveis no apoio à equipa, estão sempre connosco seja onde for, ajudam-nos a ficar mais fortes. Ainda esta semana, a uma quarta-feira à tarde, lá estavam eles na Covilhã. Fizeram 300 quilómetros só para nos ir apoiar. Isso significa um sacrifício enorme e a equipa tem consciência disso. A melhor resposta que podemos dar é aplicar-nos ao máximo dentro do campo para corresponder ao esforço que os adeptos fazem para nos acompanhar. É o que temos feito o que vamos continuar a fazer.