MAIS FUTEBOL DE MATOSINHOS

quinta-feira, 22 de março de 2012

PERAFITA 3 MAIA LIDADOR 1 - MAIS UM PASSO RUMO À DIVISÃO DE HONRA

O jogo realizado no estádio do FC Perafita, no passado Domingo, opôs o líder, FC Perafita e uma das equipas que iniciou este campeonato com claras intenções de subir de divisão, o Maia Lidador.

O jogo realizado na primeira volta foi muito equilibrado, tendo acontecido um empate que justifica isso mesmo, no entanto com o decorrer do campeonato a progressão das duas equipas foi completamente diferente, enquanto o FC Perafita continuou o seu percurso iniciado, desde a primeira jornada em primeiro lugar, o Maia Lidador, foi tropeçando aqui e ali, deixando o comboio da frente e nunca mais conseguindo recupera-lo. Por isso este jogo antevia-se como um promissor espetáculo, pois o Maia Lidador tem nas suas fileiras atletas de grande valor que praticam bom futebol.

Com o inicio do jogo, logo se percebeu que este encontro, como muitos outros, iria ser difícil, mas nada, que a equipa da casa não conseguisse resolver. No entanto, nem o mais otimista, adivinharia, que logo ao primeiro minuto o resultado fosse, já, de 1 – 0 para os locais, fruto de um lançamento de linha lateral, efetuado na direita, a bola chega a Paulinho que cruza para a área, a defensiva do Maia Lidador não é lesta a desfazer o lance, sobrando o esférico para Tinaia, que à entrada da área, com o pé esquerdo, sem deixar cair a bola desfere um remate fortíssimo, não dando hipótese ao guarda-redes dos visitantes. Estava feito o mais difícil, entrar a ganhar num jogo contra uma bela equipa que poderia começar a complicar, mas felizmente isso não aconteceu, o Maia Lidador acusou o golo sofrido e o FC Perafita continuou a praticar o seu futebol característico, muita posse de bola, conjugada com transições muito rápidas, que deixavam a defensiva dos visitantes sempre em percalço.
A única situação de relevo, protagonizada pela equipa do Maia Lidador durante a primeira parte, aconteceu à passagem do minuto 17, quando na marcação de livre direto, o jogador do Maia levou a bola circunscrever a barreira defensiva do FC Perafita, e quando já alguns do Maia gritavam golo, Mata numa defesa de grande qualidade, consegue, em voo, dar uma palmada no esférico cedendo canto a favor dos visitantes, grande defesa a evitar o golo do empate. Aos, 30 minutos, num canto marcado por Paulinho, na direita, ao primeiro poste onde aparece Trajano a cabecear sem hipóteses de defesa possível. Conseguia assim, o FC Perafita o golo do descanso e aliava uma boa exibição ao resultado positivo, sempre com o controlo efetivo da partida, até ao intervalo.

Com o início do segundo tempo assistiu-se a uma reação positiva por parte da equipa visitante, que agora a jogar contra o vento parecia controlar melhor as situações de jogo, nesta fase do encontro o jogo desenrolava-se mais no meio campo defensivo dos visitados, mas sempre com os acontecimentos bem controlados. Aos 59 minutos, após uma reposição rápida de bola por Mata, a bola cai nos pés de Paulinho que tabela com Tinaia, com este a fugir para a linha de fundo, onde arranca um cruzamento com peso conta e medida para o segundo poste onde surge Álvaro a cabecear, completamente só, para o terceiro golo. Aproveitou muito bem o FC Perafita o embale e a subidas das linhas do Maia Lidador para responder em transição rápida, sentenciando aqui o encontro. Foi notória a forma como o FC Perafita pensou que estava tudo resolvido, resolvendo por isso afrouxar o ritmo até ai imposto, mas sem que não fossem constantemente chamados para o contrário, pela equipa técnica, como facto marcante, aos 64 minutos num livre frontal, à entrada da área, descaído sobre a direita, o Maia Lidador aproveitou, marcado para o poste mais distante, fazendo com que a bola fosse entrar depois de ter embatido no mesmo, estava feito o tento de honra da equipa visitante. Este golo sofrido foi como um alerta efetivo, o FC Perafita voltou ao registo anterior ao golo sofrido e começou, novamente a criar oportunidades de golo feito, que infelizmente na fase de finalização não viriam a acontecer, neste capítulo, destaque-se Cheta, que lançado há pouco tempo no jogo, não conseguiu finalizar, como é seu timbre, as oportunidades criadas. Até ao final, não mais o Maia Lidador criou problema de monta ao Líder, acabando o encontro com um resultado justo, poderia dizer-se que justificava mais um golo ou outro mas o Maia teve na primeira parte uma bola de golo feito negado por Mata.

Quando à equipa de arbitragem, também obteve uma boa exibição, fruto disso é que foi pouco notada durante o encontro.

FC PERAFITA: MATA; TIAGO SILVA; TRAJANO; HELDER MAIA e ALEX; CARINHAS; SERGIO SOBERANO(IVO) e TINAIA; LUTCHINDO(JOEL); PAULINHO e ALVARO(ALVARO).