Apuramento do campeão da 1ª divisão AF Porto 2011/2012
Estádio Municipal do Castelo da Maia
Árbitro Tiago Costa
PERAFITA 0 VALONGUENSE 0
FINAL 4-3 nas grandes penalidades.
PERAFITA: Artur, Marco (Cheta), Tiago silva, Hélder Maia e Raimundo (Ivo); Marco Moreira, Carinhas (Soberano)e Tinaia, Lutchindo, Paulinho e Álvaro. Treinador António Gaiteiro
VALONGUENSE: Dida, Nuno, Barbosa, Baresi e Vital; Gil, Queirós e Nito; Pedro (Palheira) Igor e Custódio (Vitinha). Treinador José Cunha
O JOGO DOS CAMPEÕES
No passado domingo realizou-se no estádio do Castêlo da Maia o jogo que opôs os Campeões das duas series que compõem a 1ª divisão de Futebol da AFP, respectivamente o vencedor da serie 1 o FC PERAFITA e o vencedor da serie 2 o VALONGUENSE.
O encontro iniciou-se com a equipa do Valonguense a assumir algum protagonismo no encontro, fruto da natural habituação ao relvado natural, no entanto o futebol mais directo para a referência no ataque do Valonguense criou dificuldades na defensiva do FC Perafita, originando alguns pontapés de canto e alguns livres directos, mas diga-se que os mesmos não originaram ocasiões de golo, durante os primeiros 20 25 minutos do encontro o ascendente do Valonguense foi notório, sempre com o FC Perafita a tentar incutir o seu estilo de jogo, mas sem o conseguir, tolhidos pelos muitos nervos, mas também pelas faltas muito duras cometidas sobre a generalidades dos jogadores do FC Perafita, faltas essa que prejudicaram em muito o rendimento das peças mais influentes da equipa de Matosinhos. Após este, longo, período de adaptação, o FC Perafita começou a utilizar um futebol mais directo, que mais se adequava ao ritmo do jogo, o encontro deixou de se desenrolar no meio campo defensivo do FC Perafita e passou para a zona intermediária e por vezes junto à área do Valonguense.
Em resumo a primeira parte foi quase sempre muito táctica, com as duas equipa a tentar encontrar situações de golo, mas sem descorarem a sua linha defensiva, acabou por estar melhor o Valonguense.
Com o inicio da segunda parte surgiu um FC Perafita que logo nos minutos iniciais conseguiu colocar em sentido a defesa do Valonguense, com uma desmarcação muito rápida, Lutchindo, consegue surgir em zona de remate e fê-lo com uma potência que o guarda redes do Valonguense só teve tempo para sacudir o esférico.Verificou-se que a tónica do encontro nesta segunda parte era diferente, o FC Perafita consegui com mais facilidade impor o seu futebol e a jogadas de perigo eram agora mais frequentes nas imediações da área do Valonguense. Com o passar do tempo o encontro entro novamente numa fase de maior equilíbrio e com as jogadas a morrerem muitas vezes no meio campo defensivo das equipas contrárias. Já em tempo de descontos, o Valonguense teve a oportunidade do jogo, numa jogada que no seu principio não tinha revelado perigo, no entanto a bola sobra para o atacante do Valonguense que desfere um remate que vai embater na base do posta da baliza defendida por Artur, foi esta a situação de maior perigo durante todo o encontro, logo de seguida o jogo termina e passou-se para a lotaria dos penaltis.
Depois de escolhidos os elementos que iriam marcar as grandes penalidades sorteou-se quem marcaria primeiro, calhou em sorte ser o FC Perafita a defender primeiro.
Com Artur entre os postes, o jogador do Valonguense parte para a bola remata para o lado direito de Artur que com uma bela estirada defende a primeira grande penalidade.
Paulinho pelo FC Perafita, chamado a converter não perdoa e coloca o FC Perafita na frente.
O segundo penalti do Valonguense é convertido.
Carinhas parte para o segundo e converte com classe, 1 – 2 para o FC Perafita.
O Valonguense marca também o terceiro penalti.
Tiago Silva chamado a converter, partiu para a bola e com muita sobriedade converte a grande penalidade, colocando o FC Perafita a ganhar por 2 – 3.
O quarto elemento do Valonguense atira a bola ao lado.
Lutchindo, um dos melhores em campo, tem a responsabilidade de dar o titulo ao FC Perafita, mas também ele, nervoso atira por cima da barra, deixando tudo como antes, 2 – 3 para o FC Perafita.
O quinto elemento do Valonguense consegue converter o castigo máximo, igualando o marcador 3 – 3.
Chamado para marcar o quinto e último penalti desta serie, Tinaia, chegou muito concentrado e com muita classe converteu o quinto penalti, dando assim o titulo de Campeão Distrital da 1ª Divisão da AFP ao FC Perafita.
Foi um momento de muitas alegrias e de muitos pensamentos, um final feliz para as hostes de Perafita e do Concelho de Matosinhos.
A festa prolongou-se por alguns minutos no relvado e nas bancadas, até ao momento que as equipas perfilaram para receber as respectivas medalhas de vice campeão e de campeão e a taça de campeão distrital entregue pelo Exmo. Sr. Vice Presidente da AFP.
Em sumula, este desfecho a um só jogo, fez com que o jogo propriamente dito não fosse um grande espectáculo, pois a parte táctica evidenciou-se e travou muito do engenho das duas equipas, num jogo em que o Valonguense teve algum ascendente, principalmente durante a primeira parte, na segunda parte o FC Perafita equilibrou e até houve momentos em que se evidenciou o seu futebol.
Depois nas grandes penalidades, Artur com a primeira defesa, incutiu nos restantes elementos da equipa, que o mais difícil estava feito, só era preciso fazer o que esta equipa está muito habituada a fazer que é, VENCER.