MAIS FUTEBOL DE MATOSINHOS

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O INFESTA JOGA NA QUINTA DO PRESIDENTE


O caso insólito de jogar na quinta do presidente

Por força dos novos regulamentos federativos, o relvado do Estádio Moreira Marques não tem as dimensões mínimas necessárias para receber jogos oficiais (100 metros de cumprimento e 64 de largura), pelo que o Infesta teve de encontrar uma alternativa a partir da época passada. Começou por jogar em Leça do Balio e depois mudou-se para a Quinta da Arroteia, situada em São Mamede de Infesta e propriedade do presidente Manuel Ramos, cuja casa também fica naquele espaço. O recinto, então pelado, existe há duas décadas e, há um ano, recebeu um relvado sintético da última geração, iluminação artificial e uma bancada com capacidade para cerca de 500 pessoas. O presidente cedeu o direito de superfície ao clube e aguarda agora pelos apoios financeiros acordados então com a Câmara Municipal de Matosinhos. Rebaptizado com o nome do líder do clube, o pequeno parque de jogos é agora a casa da equipa sénior do Infesta na III Divisão Nacional, embora parte dos treinos se realize no velhinho Moreira Marques.

O JOGO

INFESTA - EQUIPA DA SEMANA (para o jornal OJOGO)

FC Infesta
BI do clube
Fundação: 1 de Agosto de 1934
Estádio: Parque de Jogos Manuel Ramos
Lotação: 500 lugares
Sócios: cerca de 500 (pagantes)
Equipamento: Camisola branca com listas azuis e calções azuis
Títulos: Campeonato da AF Porto (39/40, 48/49, 56/57, 73/74, 83/84 e 10/11); subida à III Nacional (75/76), III Nacional (88/89)



Montanha Russa

O trajecto do Infesta ao longo das últimas quatro épocas é, no mínimo, radical. Após 20 anos consecutivos na II Divisão Nacional, o clube desceu à III em 2008/09 e, na época seguinte, caiu mesmo para a Divisão de Honra da AF Porto. Tratou-se de uma queda abrupta, mas o inferno da distrital durou apenas um ano. A equipa subiu e agora lidera mesmo a Série B da III Divisão, ao cabo de 12 jornadas. No fim-de-semana, ganhou em Mêda e beneficiou dos empates do Grijó e do Sousense para se isolar no comando.
"Fomos todos responsáveis pelas descidas. Houve menos investimento do que nos anos anteriores, as derrotas começaram a surgir e entrou-se num ciclo vicioso", contextualiza José Manuel Ribeiro, o actual treinador que na altura era adjunto de Manuel António. "Não se ter trocado de treinador de uma época para a outra foi o principal motivo", defende José Teixeira, vice-presidente para o futebol sénior. Já o presidente, o histórico Manuel Ramos, desvaloriza por completo derrapagem vertiginosa. "Não se passou nada de especial", considera.
Refeito do pesadelo, o Infesta volta a sonhar pela positiva, mas com cautela. "O objectivo é ficar nos seis primeiros na fase regular para assegurarmos já a permanência. Mas temos condições para lutar pela subida. Vamos lutar sempre, mas podemos abdicar da participação na II Divisão, se concluirmos que não temos condições para isso", explica Manuel Ramos, presidente do clube desde 1973 e financiador quase exclusivo. Aos 78 anos, quer retirar-se. "O meu genro, José Guimarães, seria a pessoa ideal para me suceder, mas além de dinheiro é preciso disponibilidade. É difícil o clube sobreviver sem mim. Tenho paciência de rei", diz .

O treinador
Paixão eterna
José Manuel Ribeiro entrou para o clube aos nove anos. Sócio e ex-jogador (lateral-direito), agora é o treinador da equipa principal, depois de ter sido adjunto. Professor de Educação Física numa escola de São João da Madeira, já conta com uma subida na curta carreira a solo e olha com ponderação para o primeiro lugar da equipa na Série B da III Divisão. "Não sei se isto é uma surpresa. O plantel não fica atrás de nenhum outro, mas o campeonato é muito equilibrado. Uma derrota pode fazer-nos baixar muito na classificação", afirma o técnico, para quem "o lugar do Infesta é na II Divisão Nacional, pela história e condições que tem".

VITINHA I capitão
'Tu cá tu lá' com Deco
Vitinha é um dos jogadores mais experientes do Infesta. A cumprir a décima época consecutiva ao serviço do clube, divide a actividade desportiva com a feira, onde vende meias e cuecas. Abraçou o negócio ao lado da mulher, depois de perceber que seria impossível viver em exclusivo do futebol. Para trás, ficou um percurso interessante, com passagens pela formação do FC Porto e pelos seniores do Salgueiros (98/99), onde foi colega de Deco, algo que diz com orgulho.

O JOGO

CUCA - UD LAVRENSE VAI DEIXAR O FUTEBOL DE MATOSINHOS

José Francisco (CUCA), jogador da U D Lavrense, ex sub 19 leixonense, defesa central de grandes recursos técnicos e que recentemente foi eleito pelos leitores do bolg mitchfoot, como o segundo Melhor de 2011 do futebol de Matosinhos.
Acaba de ser transferido da UD Lavrense para a equipa do Portosantense.

O CUCA (1º ano sénior) tinha integrado o plantel sénior do Lavrense no inicio da época , mas o seu valor veio ao de cima e impôs-se logo e foi ele mais o G. Redes MIGUEL MOTA os únicos totalistas do campeonato.
É um central que já levava 2 golos no campeonato, tem um toque de bola acima da media e um bom jogo de cabeça e por isso cobiçado por clubes de outras divisões e com outros objectivos .


O clube Portosantense aparece numa altura em que todos comentavam que o jogador tinha andamento para outras divisões superiores.
O jogador irá fazer em acordo com o clube os últimos treinos na próxima semana e embarcará de imediato para a ilha Dourada no inicio do ano, para dar continuidade á sua carreira.

FELIZ NATAL CIDADE DE MATOSINHOS


MITCHFOOT VAI ENTRAR NUM CURTO PERIODO DE FÉRIAS DE NATAL

A TODOS OS LEITORES
A TODOS OS COLABORADORES
A TODOS AGENTES DESPORTIVOS
A TODOS OS MATOSINHENSES
A TODOS OS EMIGRANTES
A PORTUGAL INTEIRO

SANTO E FELIZ NATAL

O MELHOR DE 2011 ( e o vencedor é:)


O MELHOR 2011 PARA OS LEITORES DO BLOG MITCHFOOT FUTEBOL DE MATOSINHOS

O sucessor de Paulinho INFESTA, vencedor do ano de 2010
A votação para a eleição do melhor jogador do futebol de Matosinhos, foi muito concorrida.
Com um total de votos de 1357, repartidos pelos 3 quadros de votação, ditou o seguinte:

1º QUADRO – TOTAL DE VOTOS - 633

RUI RAMOS – 35 votos = 5% do total de votos
NUNO RIBEIRO - 34 votos = 5%
JOEL – 41 votos = 6%
GANDARELA - 23 votos = 3%
NANDINHO - 27 votos = 4%
PAULINHO OLIVEIRA – 31 votos = 5%
TINAIA - 18 votos = 3%
CUCA - 358 votos = 58%
GONÇALO – 17 votos = 3%
TIAGO – 26 votos = 4%
ÁLVARO – 23 votos = 4%

2º QUADRO -TOTAL DE VOTOS - 537

CAPELA – 5 votos = 1% do total de votos
FAUSTO – 5 votos = 1%
NUNO SILVA – 16 votos = 3%
MARCO - 15 votos = 3%
ARMANDO – 365 = 67%
SEABRA – 28 votos = 5%
PAULINHO - 47 votos = 9%
PEDRO NUNO - 11 votos = 2%
VITINHA I - 11 votos = 2%
MADALENA – 17 votos = 4%
MOURA – 17 votos = 3%

3º QUADRO – TOTAL DE VOTOS - 187

CRISTIANO – 14 votos = 7% do total de votos
RICARDO – 15 votos = 8%
DINIS – 17 votos = 9%
VIRGILIO - 15 votos = 8%
PIMENTEL - 25 votos = 13%
RICARDO LOPES – 21 votos = 11%
MENESES - 42 votos = 23%
CARLOS MANUEL - 16 votos = 9%
DIOGO – 9 votos = 5%
PINTO – 7 votos = 4%
BARROS – 6 votos = 3%

A eleição para O MELHOR DE 2011, foi muito disputada, com se pode constatar nos quadros em cima descritos, a diferença para atribuir O MELHOR DE 2011, foi apenas de 7 votos.
Diferença muito curta, que revela a popularidade dos eleitos ARMANDO E CUCA (1º e 2º) respectivamente.

O terceiro (3º) Paulinho FC Infesta, foi vencedor o ano passado (2010), perdeu o trono, mas manteve-se no pódium.

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

ARMANDO - Padroense FC, primeiro classificado (1º) com 365 votos

CUCA - UD Lavrense, segundo classificado (2º) com 358 votos

PAULINHO – FC Infesta, terceiro classificado (3º) com 47 votos

MENESES - OS Lusitanos, quarto classificado (4º) com 42 votos

JOEL – Custóias FC, quinto classificado (5º) com 41 votos

Em momento oportuno, MITCHFOOT FUTEBOL DE MATOSINHOS, vai entregar a TROFÉU ao vencedor, ARMANDO MESQUITA jogador do Padroense FC

A todos os que se dignaram participar nesta simbólica eleição, mitchfoot AGRADECE

A todos os nomeados, mitchfoot FELICITA

PARABENS ao vencedor, HONRA aos vencidos

A TODOS UM SANTO E FELIZ NATAL .

VIVA O FUTEBOL DE MATOSINHOS

Mário Barbosa “mitch”