MAIS FUTEBOL DE MATOSINHOS

sexta-feira, 23 de julho de 2010

MANUEL ANTÓNIO FOI HOMENAGEADO


direcção do Futebol Clube Infesta promoveu um jantar de homenagem ao ex-técnico Manuel António, que serviu para encerrar um ciclo de 27 épocas de ligação aos mamedenses.
O Infesta, mais uma vez, mostrou que tem memória e que se lembra que Manuel António ingressou no Clube como jogador na época 83/84, ano em que o Infesta foi Campeão Regional, subindo à 3ª Nacional e mais tarde, em 88/89, quando o Infesta subiu à 2ª Divisão Nacional, onde permaneceu durante 20 anos consecutivos.
Manuel António foi um jogador polivalente com um estilo muito próprio, muita dedicação ao Clube, entregava-se muito ao jogo com garra e lealdade, características que fez dele um exemplar capitão da equipa, jogando até aos 41 anos, altura que passou a técnico adjunto do treinador Augusto Mata.
A direcção do Infesta em 2003/2004, de comum acordo, não revalidou com Augusto Mata e Manuel António assumiu o comando técnico da equipa, ano em que o Infesta teve de baixar o orçamento do plantel, mantendo, milagrosamente, o 14º lugar, tendo os anos seguintes sido satisfatórios, mas os dois últimos foram muito maus, fruto de cons-tantes baixas no orçamento, más condições de trabalho e muitas lesões e, provavelmente, falta de aplicação da equipa, o que provocou descida ao Regional.
Manuel António representou o Clube em 1013 jogos, dos quais, 63, em participações na Taça de Portugal, o que perfaz uma média anual de cerca de 38 jogos , algo raramente atingível.
No final, Manuel António agradeceu a lembrança que recebeu da direcção, alusiva ao acto, e muito comovido desabafou: “Nunca me vou esquecer dos anos que passei no Clube. Agradeço tudo que fizeram por mim. Tenho a consciência de que dei tudo o que tinha, as coisas nem sempre foram de agrado para todos, principalmente nestes últimos dois anos. Todos sofremos. Não podem imaginar a forma como eu também sofri. De qualquer das formas, saio tranquilo e tenho a consciência que fiz tudo pelo Clube e sempre que o Clube pretender alguma coisa de mim, eu estarei presente. Nunca vou esquecer todas as pessoas ligadas ao Clube que trabalham aqui graciosamente e já que o Clube deu dois passos atrás, faço votos para que a seguir dê três paços em frente”.
Manuel António, disponível, vai aguardando contactos de outros Clubes para continuar a vida de trei-nador.

Leça Futebol Clube volta a sorrir...


Volta a ser risonho o futuro do Leça FC. Pelo menos, os últimos acontecimentos auguram isso mesmo. Em mais uma assembleia geral, os sócios elegeram por aclamação a nova direcção do clube, encabeçada por José António Silva Pinho, com Fernando Monteiro como seu “braço direito”.
A eleição por aclamação deixou o claro sinal de que os sócios estão de corpo e alma com a nova direcção, fazendo antever uma cúmplice simbiose que poderá favorecer o renascimento sustentado do clube. A juntar a esta boa nova, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Leça da Palmeira mostraram disponibilidade para ajudar o Leça FC nas questões mais prementes, nomeadamente no que diz respeito ao valor necessário para ins-crever a equipa sénior no Campeonato Nacional da 3ª Divisão, cerca de 50 mil euros. Assim sendo, todo o processo relativo às dívidas do clube será entregue no IAPMEI, entidade que ajuda à recuperação de pequenas e médias empresas.
Os novos Órgãos Sociais, que tomam posse hoje, em assembleia geral, às 16 horas, ficaram assim compostos:
Direcção: José António Silva Pinho (presidente), Fernando Manuel Monteiro Oliveira (presidente-adjunto), António Manuel Silva Alves Marinho – associados/iniciativas/pavilhão, Aníbal Costa Araújo – património, Manuel José Tavares Carneiro – publicidade, Filipa Cristina Cunha Vieira da Silva – relações externas, José Manuel Costa Carvalho – futebol, Srdjan Slagalo – formação, José Manuel Moreira Biscaia Glória – bilhar (vices-presidentes), Fernando Manuel Fortuna Couto – património, António Manuel Oliveira Barroso – relações externas, José Augusto Ribeiro Vilar – futebol sénior, José Pedro da Silva Rebelo – futebol sénior, Duarte Ventura de Castro – futebol juvenil, José Manuel Nora Paiva – futebol juvenil, José Henriques Silva Ferreira – futebol juvenil, Victor Manuel Jesus Soares – futebol juvenil, Rui Manuel Couto de Oliveira – futebol juvenil (vogais);
Conselho fiscal: Pedro Miguel Vieira dos Santos (presidente), José Manuel Almeida (relator), Abílio Paulo Costa Carvalho (secretário);
Mesa da assembleia geral: Eduardo Jorge Santos Coutinho (presidente), Manuel Tavares de Sousa (vice-presidente), Maria Armanda Ferreira Borges (1ª secretária), Paula Maria Martins Marques (2ª secretária).